Em uma noite histórica para o cinema brasileiro, Fernanda Torres foi consagrada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, na cerimônia realizada em Los Angeles, Estados Unidos, nesta segunda-feira (6). A premiação reconheceu sua interpretação marcante como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, onde vive a advogada e viúva do deputado Rubens Paiva, figura emblemática da ditadura militar de 1971.
A vitória de Fernanda Torres destaca-se por ser a primeira vez que uma atriz brasileira conquista tal reconhecimento nesta categoria. A disputa foi acirrada, com a presença de nomes consagrados como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
A premiação também evoca a memória de Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, que há 25 anos concorreu ao mesmo prêmio por sua atuação em Central do Brasil. Embora Montenegro não tenha levado o prêmio naquela ocasião, o filme foi vitorioso na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Curiosamente, ambos os filmes, Ainda Estou Aqui e Central do Brasil, têm a assinatura do diretor Walter Salles.
Em seu discurso de agradecimento, visivelmente emocionada, Fernanda Torres ressaltou o poder da arte em tempos difíceis. “Isso prova que a arte persiste na vida, mesmo durante momentos desafiadores como os vividos por Eunice Paiva. Este filme nos ajuda a refletir sobre como sobreviver em tempos como os de hoje”, declarou a atriz, dedicando o prêmio à sua mãe, à sua família, aos seus filhos e a todos que se sensibilizaram com a história contada no filme. “Muito obrigada ao Golden Globes”, finalizou.
Na mesma edição do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi concedido à produção francesa Emilia Pérez.
Leave a Reply