A Garcez Experimental de Dança apresenta, na próxima quarta-feira, dia 14, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, o espetáculo ‘Não Sei, Só Sei Que Foi Assim’. A montagem é uma homenagem aos 50 anos do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, e tem início às 19h.
Sob a direção de Artur Garcez, o espetáculo busca realizar uma releitura poética das obras de Suassuna, com ênfase no clássico Auto da Compadecida. A apresentação promete transportar o público para o universo da cultura popular nordestina, unindo elementos eruditos e populares por meio de coreografias que evocam o espírito do sertão. Para quem se interessa por outras opções culturais na cidade, vale conferir a agenda cultural de Natal Agitada: Amaury Lorenzo, Raphael Ghanem e Edson Gomes Agitam o Fim de Semana Cultural.
“Nosso objetivo foi captar a alma do Movimento Armorial e levá-la para o palco de forma viva e atual. Suassuna dizia que o povo nordestino é épico por natureza, e nossa dança tenta mostrar isso com corpo e poesia”, explica o coreógrafo e diretor Artur Garcez.
A montagem, que celebra a resistência, a identidade e a fé presentes na obra de Suassuna, utiliza a dança para revitalizar a força épica de suas histórias. A Garcez Experimental de Dança, primeira escola do Rio Grande do Norte dedicada exclusivamente às danças populares brasileiras, tem se destacado em festivais de dança do estado, como o FENDATAL e o Open Dance, onde foi premiada por suas coreografias. Além disso, a companhia foi incluída na programação artística da ExpoEduc 2025, um dos maiores congressos de educação do Brasil. Outras iniciativas importantes na área da educação, como o Projeto Trapiá Semente impulsiona o teatro entre jovens do Seridó potiguar em sua 4ª edição, também merecem destaque.
O espetáculo ‘Não Sei, Só Sei Que Foi Assim’ conta com a participação especial do projeto Dança Educação Sandálias de Couro, da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, e da COMVIDA de Dança de Salão, reforçando o compromisso da Garcez Experimental de Dança com a valorização das raízes culturais brasileiras. E para quem busca mais opções de dança, o Sesc RN abre inscrições para turmas de Balé 2025 em Natal.