A Pinacoteca Potiguar, em Natal, está abrigando a Mostra Armorial 50, uma celebração do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna em 1970. Aberta ao público com entrada gratuita até 2 de fevereiro de 2025, a exposição oferece uma imersão no universo da cultura popular brasileira, reunindo obras, figurinos, desenhos e recursos interativos.
A mostra coincide com o lançamento nacional de O Auto da Compadecida 2, em 25 de dezembro, o que reacende o interesse pela obra de Suassuna. Entre os destaques estão os figurinos e desenhos originais de A Compadecida (1969), a primeira adaptação cinematográfica da peça, dirigida por George Jonas. A exposição inclui 12 desenhos do artista plástico Francisco Brennand e figurinos recriados pela figurinista Flávia Rossette, que buscou reproduzir fielmente os trajes originais com materiais e técnicas da época.
“Expor ao público os figurinos criados por Brennand, anteriormente vistos apenas na obra cinematográfica de Suassuna, é proporcionar uma experiência única, aproximando o público do universo singular desse artista”, afirma Flávia Rossette. A pesquisa que tornou a exposição possível foi conduzida por Regina Godoy, idealizadora da mostra, que localizou as peças originais com a esposa do diretor, Rosa Jones.
A curadora Denise Mattar reforça que a exposição dialoga com a proposta de Suassuna, proporcionando um mergulho nas raízes culturais brasileiras de forma acessível. Além dos figurinos, a mostra exibe fotos das filmagens realizadas em Brejo da Madre de Deus (PE), cenas do filme e um acervo diversificado de artistas como J. Borges, Gilvan Samico e Zélia Suassuna. Para garantir a acessibilidade, audioguias bilíngues e cordéis em braille estão disponíveis.
Em pouco mais de um mês, o evento atraiu mais de 9 mil visitantes. A Mostra Armorial 50 também inclui atividades paralelas, como rodas de conversa e apresentações musicais. Entre 24 e 26 de janeiro, no Teatro Alberto Maranhão, acontecerão os “Encontros Petrobras de Música Armorial”, com uma homenagem ao maestro potiguar Antônio Madureira, criador da Música Armorial.
A iniciativa conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio de instituições como a Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação José Augusto.
Serviço
Exposição: Mostra Armorial 50
Local: Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro – Cidade Alta, Natal)
Datas: 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Horários: Terças a sextas, das 8h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h
Entrada gratuita: Ingressos disponíveis no Sympla.
Leave a Reply