Oscar 2025: Transmissão atrai maior audiência em cinco anos e premiação de filme brasileiro impulsiona números no Brasil

Emissora diz que audiência do Oscar foi a maior dos últimos cinco anos

A cerimônia do Oscar 2025, que consagrou o filme independente Anora com o prêmio de Melhor Filme, alcançou um marco significativo de audiência nos Estados Unidos. A transmissão, exibida no último domingo (2), atraiu 19,7 milhões de telespectadores, representando o maior público para o evento em cinco anos, de acordo com dados divulgados pela emissora ABC nesta terça-feira (4).

O número final superou a estimativa inicial de 18,1 milhões, após a inclusão dos espectadores que acompanharam a premiação por meio de computadores e dispositivos móveis. Em comparação com a edição anterior, quando Oppenheimer levou o prêmio principal, a audiência registrou um leve aumento de 1%. Entre o público adulto com menos de 50 anos, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 19%.

Audiência no Brasil impulsionada por vitória inédita

A conquista histórica do filme Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional gerou um impacto positivo nos índices de audiência da Globo e da TNT no Brasil. Coincidentemente, o filme ‘Ainda Estou Aqui’, com Fernanda Torres, já havia sido homenageado no Senado.

Na TV aberta, a Globo, detentora dos direitos de exibição exclusiva do evento, registrou uma média de 14 pontos de audiência, com picos de 15, na Grande São Paulo, entre 21h50 e 1h. Considerando que cada ponto equivale a 199 mil telespectadores, esta foi a maior audiência do Oscar na emissora desde 2004. Este ano, o Carnaval de Olinda celebrou a indicação de Fernanda Torres com um boneco gigante.

Na TV por assinatura, a TNT também comemorou resultados expressivos. O canal alcançou uma média de 4 pontos e picos de 6 no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência dos canais pagos. Cada ponto no PNT representa 125 mil telespectadores com acesso à TV por assinatura no país. Este foi o maior público registrado pela TNT desde que iniciou a transmissão da cerimônia, no início dos anos 2000.

Para aqueles que perderam a premiação, e são cinéfilos, vale a pena ficar de olho na Semana do Cinema, que oferece ingressos a preços acessíveis em fevereiro.