Artur Jorge, comandante do Botafogo, foi indicado ao prêmio de melhor técnico da América, promovido pelo jornal uruguaio El País. O treinador português concorre com outros quatro nomes de destaque no futebol continental.
A lista de indicados inclui Diego Aguirre, do Peñarol, Gustavo Alfaro, da seleção paraguaia, Gustavo Costas, do Racing, e Lionel Scaloni, da seleção argentina. A eleição, que já se tornou tradicional no cenário esportivo sul-americano, conta com a participação de mais de 200 jornalistas especializados.
Em 2023, o prêmio foi entregue a Fernando Diniz, que liderou o Fluminense na conquista da Libertadores da América. Este ano, Artur Jorge, de 52 anos, chegou ao Botafogo em abril, sendo uma escolha pessoal de John Textor. Ele é reconhecido como uma figura chave nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro deste ano pelo clube carioca.
Desde que assumiu o comando do time, Artur Jorge esteve à frente em 55 partidas, acumulando um desempenho de 31 vitórias, 15 empates e apenas 9 derrotas. Os resultados expressivos e o futebol apresentado pelo Botafogo sob sua gestão o credenciaram à indicação ao prêmio.
A premiação do El País, portanto, destaca a performance de treinadores em todo o continente, sendo um dos reconhecimentos mais prestigiados no futebol sul-americano.