A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta segunda-feira (5) para avançar em pautas que visam ampliar o acesso ao esporte e incentivar a prática esportiva na cidade. Durante o encontro, foram definidos os relatores de quatro projetos que serão analisados nas próximas sessões do colegiado.
O presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PSD), enfatizou o compromisso dos parlamentares em construir propostas que beneficiem diretamente a população. “Gosto do esporte, sei que ele muda vidas. E aqui temos uma comissão composta por vereadores desportistas, que debatem projetos capazes de impactar verdadeiramente a vida das pessoas”, afirmou.
Dentre as propostas com relatoria definida, destacam-se projetos que sugerem a criação do Programa de Esportes nos Bairros em Áreas Verdes Públicas e a obrigatoriedade da presença de socorristas em parques voltados à prática esportiva, visando ampliar a segurança dos usuários.
Fomento ao Esporte de Alto Rendimento
Um ponto central da reunião foi a discussão sobre a necessidade de políticas públicas para o fomento do esporte de alto rendimento em Natal. Luciano Nascimento defendeu a importância de um programa de auxílio financeiro aos atletas locais. “Natal precisa de um Bolsa Atleta para esportistas de alto rendimento, para que eles não fiquem indo de gabinete em gabinete com o pires na mão. Esses atletas que treinam e representam Natal e o Rio Grande do Norte merecem apoio”, completou.
A vereadora Samanda Alves (PT) também abordou a popularização da corrida de rua e propôs um incentivo específico para estudantes. “Muita gente corre para desopilar, por saúde, mas muitos também enfrentam dificuldades em pagar as inscrições. Um desconto pode incentivar ainda mais a prática”, defendeu, sugerindo que alunos matriculados tenham direito a 50% de abatimento nas taxas de inscrição em provas realizadas no município. Inclusive, a cidade de Natal, está se preparando para o São João de Natal 2025: Programação oficial será revelada na próxima segunda-feira, e a prática de esportes pode ser um incentivo a mais para a população se manter ativa.