O projeto “Jovem Promessa da Ginástica”, iniciativa que visa introduzir crianças ao mundo da ginástica olímpica, reabriu suas inscrições para o turno da manhã. As aulas, que já foram retomadas em janeiro, são realizadas diariamente na Vila Olímpica de Macaíba, oferecendo uma oportunidade para os jovens atletas desenvolverem suas habilidades esportivas no contraturno escolar.
Pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos podem se dirigir à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na rua Frei Miguelinho, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. É importante estar atento à documentação necessária para efetivar a matrícula:
- Declaração escolar atualizada da criança;
- Uma foto 3×4 recente;
- Cópias do RG e CPF do responsável legal;
- Cópias do RG e CPF da criança;
- Comprovante de residência atualizado.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ressalta que a matrícula em uma instituição de ensino regular é um pré-requisito indispensável para a participação no projeto. A Prefeitura de Macaíba tem demonstrado compromisso com o esporte local, como evidenciado também no lançamento de editais de fomento à cultura, mostrando um amplo investimento na comunidade.
Maria Julia, aluna do projeto há quase quatro anos, compartilha sua experiência positiva: “Contamos com ótimos professores, fazemos amigos e temos a oportunidade de aprender várias coisas. No projeto, não se aprende só a parte esportiva, também se aprende sobre ética, a sermos pessoas melhores”. Além de iniciativas como esta, Macaíba também tem se destacado na área da saúde com a abertura de alas ortopédicas, mostrando o desenvolvimento da cidade em diversas áreas.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Sócrates Garcia, enfatiza o comprometimento da Prefeitura com a manutenção do espaço e dos equipamentos utilizados no projeto, bem como com o pagamento dos profissionais envolvidos e o transporte diário dos alunos. A iniciativa demonstra o esforço contínuo da administração municipal em promover o esporte e o bem-estar da comunidade. A cidade também tem se preparado para outras situações, como visto na criação de um gabinete de crise para lidar com emergências.
Roberta Dantas, presidente da FNG (Federação Norte-rio-grandense de Ginástica) e coordenadora do Centro de Excelência Loterias Caixa de Ginástica (CELC), destaca a abrangência do projeto: “Trabalhamos desde a base até as competições. O projeto deixou de ser municipal e agora atende até crianças de outras cidades”, ressaltou, evidenciando o impacto crescente da iniciativa na região. O objetivo principal é oferecer acesso a uma prática esportiva de qualidade para crianças de diversas comunidades, nutrindo o sonho de muitos jovens talentos que aspiram competir em alto nível. Projetos como este são fundamentais para o desenvolvimento infantil, assim como as oportunidades que o Habitat Marte oferece para crianças e adolescentes no RN.