Vinicius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, encerrando hiato de 17 anos

Espanhol Rodri conquista Bola de Ouro e deixa Vinicius Júnior em segundo lugar

Em cerimônia realizada em Doha, no Catar, nesta terça-feira (17), Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, foi consagrado o melhor jogador do mundo pela Fifa. A premiação, conhecida como The Best, marca o retorno de um brasileiro ao topo do futebol mundial após 17 anos, desde que Kaká recebeu a honraria em 2007.

O jogador de 24 anos se junta a um seleto grupo de brasileiros que já conquistaram o prêmio, composto por Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho (2004 e 2005). A vitória de Vinicius Júnior quebra um longo período sem um representante do país no mais alto patamar do futebol global.

Após receber o troféu, Vini Jr. expressou sua emoção: “Não sei por onde começar, porque era tão distante que parecia impossível chegar aqui. Eu era uma criança que jogava bola descalço, perto da pobreza e do crime. Estou fazendo isso por muitas crianças que podem chegar até aqui. Agradeço a todos que votaram em mim. É algo muito importante. Agradeço minha família por ter deixado de viver seu sonho para viver o meu sonho. Quero seguir no Real Madrid por muito tempo, mas não deixo de agradecer ao Flamengo, por ser o clube que me colocou em campo”.

A conquista de Vini Jr. surge em um momento de redenção, após a ausência na premiação da Bola de Ouro, tradicional evento da revista *France Football*. O The Best, que considera votos de torcedores, capitães e técnicos de seleções, além de jornalistas, com cada grupo tendo 25% de peso na votação, avalia o desempenho dos jogadores durante todo o ano, não apenas na temporada europeia. A premiação da Fifa reconhece o impacto de Vini Jr. como atleta, além de sua luta ativa contra o racismo no esporte.

Outros destaques brasileiros no Fifa The Best 2024

Além de Vinicius Júnior, outros brasileiros foram premiados na cerimônia. Marta recebeu o prêmio de melhor gol do ano, em reconhecimento à sua marcante carreira e ao tento marcado em um amistoso contra a Jamaica. Thiago Maia, meia do Internacional, foi homenageado com o prêmio de fair play por sua atuação no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Gabi Portilho foi selecionada para o time do ano da Fifa, enquanto Gui, um jovem torcedor do Vasco com epidermólise bolhosa, conquistou o prêmio de torcedor do ano, emocionando o mundo do futebol com seu carisma.

https://twitter.com/hashtag/TheBest?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *