Após meses de negociações e divergências, os seis municípios da Grande Natal chegaram a um acordo para a implantação de uma barreira ortopédica no Hospital Alfredo Mesquita, localizado em Macaíba. A decisão, homologada pela Justiça, visa aliviar a sobrecarga no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte. A iniciativa, proposta pelo Governo do Estado, prevê o atendimento de casos ortopédicos de baixa complexidade em Macaíba, desafogando o Walfredo Gurgel, que frequentemente enfrenta problemas de superlotação.
Inicialmente, prefeituras de Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e São José do Mipibu manifestaram resistência à proposta, alegando dificuldades financeiras para arcar com os custos do serviço. Entretanto, a intervenção judicial determinou a obrigatoriedade da participação dos municípios no financiamento do projeto. O Estado, por sua vez, já havia assegurado o apoio financeiro do Ministério da Saúde para a implementação da barreira ortopédica, mesmo sem a adesão inicial das prefeituras. O governo estadual afirma que a barreira ortopédica faz parte de uma estratégia mais ampla para uma melhor distribuição de recursos e pacientes nos hospitais da região.
A secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, declarou: "A partir de agora, estaremos junto com os municípios, fazendo essa adaptação do hospital que terá uma ala única para esse serviço. Ele funcionará a partir de 1º de fevereiro, vamos contar 120 dias para a implementação do consórcio interfederativo de saúde, onde estarão participando o Estado e os municípios".
A previsão é que a barreira ortopédica esteja em pleno funcionamento a partir de 1º de fevereiro de 2025. Os 120 dias restantes até a data de início das operações serão destinados à adaptação da estrutura física do Hospital Alfredo Mesquita e à organização do consórcio interfederativo de saúde, que envolverá a gestão compartilhada dos recursos entre o estado e os municípios. A expectativa é que este novo modelo de atendimento proporcione um fluxo mais eficiente de pacientes e recursos, melhorando significativamente o acesso à assistência médica ortopédica na região metropolitana de Natal. O projeto busca redistribuir a demanda de atendimentos de baixa complexidade, atualmente concentrada no Walfredo Gurgel, contribuindo para uma maior eficiência do sistema de saúde público estadual.
Leave a Reply