Carlos Thompson assume presidência do TCE-RN com foco em inteligência artificial e avaliação de políticas públicas

Conselheiro Carlos Thompson toma posse como presidente do TCE-RN para o biênio 2025-2026

O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) para o biênio 2025-2026. A cerimônia de posse, realizada em sessão extraordinária nesta quinta-feira (19), marcou também a nomeação da nova diretoria da Corte de Contas para os próximos dois anos.

Em seu discurso de posse, o conselheiro Thompson destacou a importância de modernizar o controle externo por meio de investimentos em áreas estratégicas. Entre elas, a inteligência artificial (IA), o consensualismo e a avaliação de políticas públicas, que segundo o novo presidente, serão fundamentais para aprimorar a gestão e aumentar a eficiência das instituições.

“Percebe-se, hoje, cada vez mais, a importância de atuar na avaliação de políticas públicas, antecipando meios que previnam erros e ajudem a corrigir rumos”, afirmou Carlos Thompson. Ele acrescentou que “o uso da IA no setor público representa uma grande oportunidade para aprimorar a gestão com vistas a aumentar a eficiência das instituições”.

A trajetória profissional de Carlos Thompson está intrinsecamente ligada ao TCE-RN. Ele iniciou sua carreira como estagiário e ascendeu a cargos como auxiliar de gabinete, assessor jurídico, consultor-geral e procurador do Ministério Público de Contas. Em 2011, foi nomeado conselheiro após ser selecionado em lista tríplice. Thompson já havia presidido o Tribunal no biênio 2015/2016. Ele é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Direito do Estado – Direito Constitucional – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nova Diretoria do TCE-RN

Além da posse do presidente Carlos Thompson, também foram empossados os seguintes conselheiros para os cargos de diretoria:

  • Conselheiro Antonio Ed Souza Santana, como vice-presidente;
  • Conselheiro Gilberto Jales, como corregedor;
  • Conselheiro Paulo Roberto Alves, como ouvidor;
  • Conselheiro George Soares, como diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.

As Câmaras do Tribunal também tiveram suas composições definidas:

1ª Câmara:

  • Conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior (presidente)
  • Conselheiro Paulo Roberto Alves
  • Conselheiro George Soares

2ª Câmara:

  • Conselheiro Renato Costa Dias (presidente)
  • Conselheiro Gilberto Jales
  • Conselheiro Antônio Ed Santana

Os conselheiros substitutos nas Câmaras serão:

  • Marco Montenegro na Primeira Câmara
  • Ana Paula Gomes na Segunda Câmara

O novo presidente assume o comando do TCE-RN com a missão de otimizar o controle externo, usando a tecnologia e a avaliação criteriosa de políticas públicas para aprimorar a gestão administrativa do estado. ALRN debate políticas públicas para fortalecer economia solidária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *