IGARN: Procópio Lucena assume presidência com foco em gestão hídrica e desenvolvimento sustentável no RN

IGARN: Procópio Lucena assume presidência com foco em gestão hídrica e desenvolvimento sustentável no RN
Sandro Menezes I ASSECOM

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) tem um novo diretor-presidente: Procópio Lucena. A nomeação foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira (12), que ressaltou a vasta experiência de Lucena na administração de recursos hídricos e no desenvolvimento sustentável do meio rural.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Procópio Lucena já atuava no IGARN como gestor técnico desde 2023, supervisionando as ações de gestão hídrica do estado.

A trajetória de Lucena é marcada pelo envolvimento em diversas iniciativas e entidades ligadas à gestão de recursos hídricos e desenvolvimento social. Entre 2013 e 2022, ele foi articulador e assessor no Movimento dos Atingidos pela Construção do Complexo Barragem de Oiticica, dedicando-se a questões sociais, ambientais e culturais relacionadas ao projeto. Além disso, presidiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu de 2012 a 2023, coordenando a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, com foco especial nos períodos de seca. A entrega da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, é um exemplo de projeto importante para a região.

Lucena também integrou conselhos estaduais importantes, como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH). Sua atuação se estendeu para o cenário internacional, onde representou a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) na RIO+20 em 2012, participou do Encontro Internacional das Comunidades de Alimentos Tradicionais em Turim, Itália, em 2008, e realizou um programa de intercâmbio sobre desenvolvimento rural sustentável na Espanha, em 2009.

Entre 2000 e 2015, Procópio Lucena dirigiu a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), coordenando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da região. No município de Caicó, ele também presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social e de Saúde em diferentes períodos. O Governo do RN anuncia investimentos em segurança hídrica, demonstrando a importância da área para o estado. A Governadora Fátima Bezerra tem priorizado ações voltadas para o desenvolvimento do estado.

A nomeação de Procópio Lucena para a direção-presidente do IGARN sinaliza a continuidade do foco do governo estadual na gestão eficiente dos recursos hídricos e no desenvolvimento sustentável, aproveitando a experiência e o conhecimento técnico do novo gestor.

RN sanciona lei que endurece punições contra adulteração de combustíveis

Rio Grande do Norte

Quer saber Tudo Sobre Rio Grande do Norte?

Confira nossa página completa →