O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a liberação de mais de R$ 3,6 milhões em recursos da Lei Aldir Blanc para Pontos e Pontões de Cultura do estado. Esta é a segunda etapa de um processo que prevê quatro blocos de editais, com o objetivo de impulsionar o setor cultural potiguar.
As inscrições para este segundo bloco de editais, que incluem o Edital de Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e o Edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, estão abertas até o dia 30 de dezembro. Os interessados podem acessar o portal Mais Cultura RN para submeter suas propostas.
Segundo a Secretaria Estadual da Cultura, os dois editais contemplam um total de 86 propostas. A secretária Mary Land Brito destacou a importância dos Pontos e Pontões de Cultura para o desenvolvimento de ações culturais nas comunidades:
“Assim como nos editais do primeiro bloco, onde serão reconhecidas e premiadas iniciativas da cultura popular, da cultura urbana e periférica, e das comunidades tradicionais, neste segundo bloco serão reconhecidas e premiadas as contribuições dos Pontos e Pontões de Cultura, que são ferramentas importantíssimas no desenvolvimento de ações culturais dentro das comunidades e demais esferas da sociedade”, explicou a secretária.
O edital de premiação visa reconhecer a contribuição de Pontos e Pontões de Cultura, sejam eles instituições formais com CNPJ ou coletivos informais. Entidades e coletivos ainda não certificados, mas que atendem aos requisitos do edital, poderão receber a certificação e concorrer à premiação.
Já o edital de fomento a projetos continuados de Pontões de Cultura prioriza iniciativas que trabalham em rede, articulando atividades culturais com outras redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura. O objetivo é promover a mobilização, troca de experiências, e ações conjuntas com governos locais para fortalecer a capacitação e o mapeamento das ações culturais no estado.
De acordo com a Política Nacional de Cultura Viva, um Ponto de Cultura é uma instituição sem fins lucrativos, ou grupo cultural, que desenvolve ações em comunidades locais e regionais. Um Pontão de Cultura, por sua vez, atua em rede com outros Pontos de Cultura e governos locais, expandindo o alcance e impacto das ações culturais.
Para tirar dúvidas sobre os editais do Bloco II, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pnabrnculturaviva@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98614-4427. O atendimento é realizado em dias úteis, das 9h às 18h. Há também atendimento presencial no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 9h às 17h.
Leave a Reply