O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi eleito por unanimidade como o novo presidente do Consórcio Nordeste. A escolha ocorreu durante assembleia realizada em Natal, e ele assumirá o cargo em janeiro de 2025, sucedendo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
A posse de Fonteles marca um novo ciclo para a autarquia, criada em 2019 para fortalecer a união política e econômica dos nove estados nordestinos. A assembleia contou com a presença de importantes figuras, incluindo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os diretores do banco Tereza Campello e José Luis Gordon, e o gerente da ApexBrasil no Nordeste, Sergio Ferreira.
Em seu discurso após a eleição, Fonteles destacou a importância do Consórcio Nordeste como instrumento de defesa dos interesses da região e de compartilhamento de boas práticas. Ele declarou: “Por isso, no decorrer deste ano de 2025, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste. Na nossa primeira reunião do ano que vem, nós iremos eleger comissões e os temas que irão nortear os nossos trabalhos”.
A eleição unânime demonstra o apoio dos governadores nordestinos à liderança de Fonteles. A expectativa é que, sob sua gestão, o Consórcio fortaleça ainda mais sua atuação na busca por soluções conjuntas para os desafios da região, promovendo a cooperação entre os estados e buscando recursos e investimentos para projetos de desenvolvimento.
Para os próximos meses, a prioridade de Fonteles será estabelecer diálogo com os demais governadores para definir as ações prioritárias para o Consórcio em 2025. A formação de comissões de trabalho e a definição de temas estratégicos para a região serão os primeiros passos dessa nova gestão. O foco do Consórcio Nordeste continuará sendo a união dos estados para fortalecer a região, tanto econômica quanto politicamente.
Leave a Reply