Justiça decreta prisão preventiva de estudante após ataque em escola de Natal

A estudante Lyedja Yasmim, de 19 anos, teve sua prisão preventiva decretada após audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira (18). A decisão judicial ocorreu em decorrência do ataque a tiros que ela protagonizou na Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal, na manhã de terça-feira (17).

Lyedja foi presa em flagrante e agora responde por tentativa de homicídio qualificado. Durante o ataque, um aluno foi atingido de raspão na cabeça. Segundo informações da diretora da escola, o estudante foi prontamente encaminhado ao hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu atendimento médico e passa bem.

Reunião da Secretaria de Educação discute rede de apoio

A Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer (Seec) promoveu uma reunião nesta quarta-feira (18) para discutir e planejar uma rede de apoio que vise prevenir futuros episódios de violência nas escolas. A iniciativa, ainda em fase inicial de planejamento, pretende envolver psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais. Contudo, a secretária Socorro Batista admitiu que a pasta conta, no momento, com apenas 21 psicólogos, que atuam na própria Secretaria e nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs).

A secretária Socorro Batista também ressaltou que a rede de apoio já conta com a atuação da ronda escolar. Ela mencionou que, desde o dia do ataque, uma equipe de psicólogos da Seec está prestando apoio à comunidade escolar do Berilo Wanderley. “Estamos dando esse apoio, em primeiro lugar, à Berilo, mas haverá um planejamento para ampliar a rede que será construída, também por chamamento das próprias instituições”, afirmou.

A implementação de uma rede de apoio mais abrangente para as escolas da região é vista como uma necessidade urgente para a comunidade escolar e a sociedade em geral, e sua construção deverá contar com o engajamento de diversas instituições.

O estudante baleado em escola de Natal apresenta melhora, mas segue em observação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *