O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou dois editais para o programa de residência, oferecendo oportunidades para profissionais das áreas de Tecnologia Ambiental e Direito. As vagas são para atuação em Natal, com bolsas mensais de R$ 2.500,00, além de auxílio-transporte.
Tecnologia Ambiental
Para a área de Tecnologia Ambiental, a vaga é destinada ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente (CAOP Meio Ambiente). Os candidatos devem possuir bacharelado em Agronomia, Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia, Gestão Ambiental ou Tecnologia em Gestão Ambiental. As inscrições estão abertas de 17 a 31 de março e devem ser realizadas através de formulário digital.
O processo seletivo consistirá em duas etapas: envio de documentação e prova prática. O conteúdo programático da prova prática abrangerá:
- Sistema de informações geográficas;
- Banco de dados geográficos;
- Análise espacial;
- Processamento digital de imagens;
- Sensoriamento remoto;
- Legislação ambiental aplicada ao geoprocessamento;
- Elaboração de mapas.
No momento da convocação, o candidato deverá comprovar a conclusão do curso superior. Caso a graduação tenha sido concluída há mais de 5 anos, será necessário estar matriculado em um programa de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).
Direito
A vaga para a área de Direito é para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência, das Pessoas Idosas, das Comunidades Indígenas, das Minorias Étnicas (Caop Inclusão). Os candidatos devem ser bacharéis em Direito.
As inscrições, que são gratuitas, estarão abertas das 10h do dia 17 de março até as 14h do dia 31 de março (horário de Brasília). Os interessados devem se inscrever exclusivamente através de formulário virtual, acessível via conta Gmail. Vale lembrar que o MPRN recomenda anulação de contrato da Prefeitura de Afonso Bezerra com a Apami por irregularidades.
Programa de Residência do MPRN
O programa de residência do MPRN tem duração de 36 meses, com carga horária de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A prestação de serviço pode ser presencial ou semipresencial, a critério da chefia imediata. Além da bolsa de R$ 2.500,00, os residentes recebem auxílio-transporte. Em Mossoró, o MPRN Recomenda Aceleração de Reformas no Hospital Tarcísio Maia. O Eleição para PGJ do RN: Glaucio Garcia e Iara Pinheiro disputam comando do MPRN.
Os interessados podem acompanhar todas as fases e publicações dos processos seletivos no Portal da Residência do Ministério Público do Rio Grande do Norte.