MPRN apoia campanha do laço branco contra a violência contra a mulher

MPRN adere à Campanha do Laço Branco

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) se uniu à campanha internacional do laço branco, iniciativa que busca engajar os homens na luta contra a violência contra a mulher. A adesão ocorreu no contexto dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, culminando em uma ação na última sexta-feira (6).

A campanha do laço branco, cujo símbolo é o próprio laço branco usado pelos participantes, tem como objetivo principal conscientizar os homens sobre sua responsabilidade em interromper o ciclo da violência e fomentar uma cultura de respeito e igualdade de gênero. A iniciativa ressalta a importância da participação masculina na construção de um ambiente social mais seguro e justo para as mulheres.

A data escolhida para a mobilização, 6 de dezembro, tem um significado histórico impactante. Ela é uma referência ao massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, onde um homem assassinou 14 mulheres. Esse trágico evento impulsionou manifestações em que homens utilizaram o laço branco como um símbolo de seu compromisso com o combate à violência contra as mulheres.

No Brasil, a data também é reconhecida pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta lei reforça a importância da participação ativa dos homens nessa luta crucial para a sociedade brasileira.

A 68ª Promotoria de Justiça do MPRN, ao participar da campanha, demonstra o compromisso da instituição em combater a violência de gênero em todas as suas formas. A ação serve como um importante lembrete de que existem homens que se posicionam contra a violência doméstica e familiar contra a mulher, e que a luta por um futuro livre de violência exige a participação de todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *