MPRN capacita forças de segurança e promove educação sobre direitos em Santa Cruz

Forças de segurança passam por curso sobre isolamento de local de crime no X MPRN Perto de Você

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) intensificou sua atuação na cidade de Santa Cruz, através da realização da X edição do projeto "MPRN Perto de Você". A iniciativa abrangeu diversas áreas, desde a capacitação de profissionais da segurança pública até a promoção da conscientização sobre direitos entre estudantes e a discussão sobre educação inclusiva.

Capacitação das Forças de Segurança

O Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da área criminal (Caop Criminal) do MPRN promoveu um curso intensivo para as forças de segurança de Santa Cruz e região. O foco principal da capacitação foi o aprimoramento das técnicas de isolamento e preservação de provas em locais de crime, elementos cruciais para o sucesso das investigações.

O curso, ministrado pelo promotor de Justiça Vinicius Lins, coordenador do Caop Criminal, pelo delegado da Polícia Civil Marcos Vinícius, titular da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGran), e pelo perito do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), Vitor Dias, abordou procedimentos práticos e rotinas essenciais para a coleta eficaz de provas em investigações de homicídios.

“A capacitação vale muito a pena por várias situações. Uma delas é a união das instituições, tanto do Ministério Público como Polícia Civil e Polícia Militar, que sempre trabalham juntos na realização das investigações”, afirmou o Ten-Cel Aderlan Bezerra, presente no evento, ressaltando a importância da colaboração interinstitucional.

O delegado Aroldo Chaves, titular da delegacia de Santa Cruz, também destacou a relevância da capacitação: “Estamos passando por uma troca com pessoas que têm larga experiência em locais de crime. E teve essa interação que foi fundamental dos três órgãos que compõem normalmente o local de crime, para lembrarmos da importância do depois. Tudo que é apurado naquele momento é levado ao Ministério Público para auxiliar na comprovação do delito”.

MPRN Visita Escolas

O MPRN também desenvolveu ações educativas em escolas de Santa Cruz através do projeto "Visita MP". A iniciativa, que integra o "MPRN Perto de Você", tem como objetivo apresentar o Ministério Público aos estudantes do nível médio, informando-os sobre o papel da instituição e os direitos que ela defende.

Nesta edição, o MPRN inovou ao levar o projeto diretamente às escolas, impactando cerca de 200 alunos das Escolas Estaduais Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro e José Bezerra Cavalcanti, e do Instituto Educacional de Santa Cruz (IESC). A promotora de Justiça Isabelita Garcia enfatizou que “para uma instituição ser forte ela precisa ser reconhecida” e que o Visita MP atua nessa aproximação, apresentando “quem somos o que fazemos e a nossa história de modo que o segmento infantil juvenil tenha conhecimento das atribuições do Ministério Público não só na defesa dos interesses das crianças adolescentes, mas de toda a sociedade”.

Educação Inclusiva em Debate

Outro ponto alto da atuação do MPRN em Santa Cruz foi a realização de um encontro técnico sobre educação inclusiva e especial. O evento, que reuniu profissionais da educação de diversas cidades da região, teve como objetivo capacitar os participantes para melhor atender e garantir o direito à educação de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência. O MPRN debate Educação Inclusiva e Especial em Santa Cruz durante o projeto.

O promotor de Justiça Guglielmo Soares, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de defesa da pessoa com deficiência e pessoa idosa (Caop Inclusão), destacou que o objetivo é “promover a capacitação dos profissionais de ensino para melhor atender, acolher e assegurar o direito à educação em favor de todas as crianças, inclusive as crianças com deficiência”.

A subcoordenadora de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo de Sousa Severo, ressaltou a importância da parceria e do compromisso coletivo em assegurar o direito à educação de todos. Na ocasião, foi apresentada a “Revista Potiguar Saberes e práticas da educação especial inclusiva”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *