MPRN e municípios do RN estabelecem regras para o carnaval 2025: foco na segurança e controle de ruídos

MPRN e municípios do RN estabelecem regras para o carnaval 2025: foco na segurança e controle de ruídos
Foto: Mprn Mp

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está atuando em diversas frentes para garantir um carnaval seguro e tranquilo para a população potiguar. Através de recomendações e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), o MPRN busca alinhar as ações de prefeituras, polícias e outros órgãos para que a festa seja aproveitada com responsabilidade e respeito às leis.

Em Almino Afonso e Frutuoso Gomes, a Promotoria de Justiça local expediu uma recomendação detalhada visando o controle da emissão de ruídos e a manutenção da ordem pública durante os festejos carnavalescos. O documento estabelece um limite máximo para a realização de eventos em vias públicas: 5h da manhã. Após esse horário, fica expressamente proibida qualquer emissão sonora, seja por meio de bandas, aparelhos de som, equipamentos ou instrumentos musicais. A medida, válida para os dias 1º, 2, 3 e 4 de março, tem como objetivo principal coibir a poluição sonora, assegurando o sossego e o bem-estar dos moradores, além de prevenir possíveis ocorrências policiais e o consequente desgaste do efetivo policial.

A Polícia Militar foi acionada e orientada a fiscalizar o cumprimento do horário limite estabelecido, com a autoridade para adotar as medidas necessárias para a manutenção da ordem pública. O MPRN alerta que o descumprimento da recomendação poderá acarretar em medidas judiciais cabíveis. Em outras notícias, o MPRN recomenda rigor no uso de veículos públicos em Tenente Laurentino Cruz.

Em São Tomé, o MPRN, a Prefeitura Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar uniram forças para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) específico para o Carnaval de 2025. O acordo tem como premissas a segurança, o sossego e o bem-estar da população durante as festividades. O TAC define limites de horário e emissão sonora para os eventos, com o encerramento dos shows públicos estabelecido para as 2h da manhã. As tradicionais matinês, voltadas para o público infantil e adolescente, estão programadas para os dias 2 e 4 de março, com duração das 15h30 às 17h30.

O acordo também aborda a questão do acesso seguro de crianças e adolescentes aos eventos carnavalescos. Uma das medidas previstas é a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, além da divulgação da importância de portar documentos de identificação. A Polícia Civil e a Polícia Militar se comprometeram a trabalhar de forma integrada para garantir a segurança e a ordem pública em São Tomé durante o período carnavalesco. Além disso, Natal se prepara para o Carnaval: Semsur abre inscrições para comércio informal e Bloco do Abraço promove inclusão.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê uma multa de R$ 1 mil por item descumprido. O MPRN lança cartilha de combate ao feminicídio com foco no empoderamento feminino, mostrando seu engajamento em diversas causas.

Rio Grande do Norte

Quer saber Tudo Sobre Rio Grande do Norte?

Confira nossa página completa →