O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aderiu ao movimento nacional em prol dos direitos das mulheres, iluminando sua sede com a cor lilás durante todo o mês de março. A iniciativa, proposta pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público em conjunto com a Ouvidoria do MPRN, tem como objetivo central destacar a importância do Mês da Mulher e reafirmar o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero.
A ação faz parte do abrangente Plano de Ação da Ouvidoria Nacional para 2025, que engloba uma série de projetos e ações especificamente direcionados à defesa dos direitos das mulheres. O plano visa fortalecer a atuação do Ministério Público na promoção da igualdade de gênero, bem como no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.
Um marco importante nesse esforço foi o 1º Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres do Ministério Público, realizado em 26 de fevereiro. Durante o encontro, a Ouvidoria Nacional apresentou uma proposta de minuta para a celebração de um Pacto Nacional em Defesa dos Direitos das Mulheres, a ser firmado pela Rede de Ouvidorias do Ministério Público.
A formalização deste pacto tem como objetivo consolidar as Ouvidorias como espaços de acolhimento e proteção para as mulheres, expandindo sua atuação na escuta ativa e na formulação de estratégias institucionais que promovam a equidade de gênero. O pacto visa garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e que suas necessidades sejam atendidas de forma eficaz.
Mariana Barbalho, ouvidora do MPRN e promotora de Justiça, ressalta a importância simbólica da iluminação lilás. Segundo ela, a iniciativa "representa um gesto simbólico de reconhecimento e valorização da atuação das mulheres no Ministério Público e na sociedade, reafirmando o compromisso institucional com a equidade e promoção dos direitos das mulheres". A ação visa sensibilizar a sociedade e promover uma cultura de respeito e igualdade. O MPRN tem se mostrado ativo em diversas frentes, incluindo a defesa dos direitos das mulheres.
Leave a Reply