O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) esteve envolvido em duas importantes iniciativas na última semana: uma audiência pública sobre violência contra a mulher e a solenidade de premiação de projetos institucionais.
Audiência Pública sobre Violência Contra a Mulher
A Ouvidoria Geral do MPRN participou de uma audiência pública em alusão à campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, realizado em parceria com a Frente Parlamentar da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher (ProMulher) da Assembleia Legislativa, reuniu especialistas, representantes de movimentos sociais e membros da sociedade civil.
Para Eliada Rodrigues, psicóloga da ProMulher, o evento representa um momento crucial de união e luta: “O ProMulher é um projeto que transcende o atendimento básico e se torna um verdadeiro marco no apoio às mulheres da nossa sociedade. Nós provemos suporte de assistência social, que faz o acolhimento e encaminha para a rede de apoio; nossa área jurídica auxilia as mulheres e seus filhos, para que eles tenham segurança judicial até o término do processo”, explicou.
Mariana Barbalho, promotora de Justiça e ouvidora do MPRN, enfatizou a importância da construção de uma rede integrada de apoio às vítimas de violência: “Quando se trata de ativismo, campanha e prevenção, devemos pensar na importância da rede. Essa rede envolve assistência, saúde, educação, Justiça, etc. Também é relevante que se foque nas duas partes. Não adianta mulheres falarem só para mulheres. Precisamos falar de violência também com os homens, porque eles precisam entender que atitudes machistas não podem ser reproduzidas. Então, essa é a prevenção que o Ministério Público, o Judiciário e o Creas fazem, nos seus grupos reflexivos para homens”, disse.
Solenidade de Premiação do MPRN
Em outra iniciativa, o MPRN realizou a solenidade de entrega do Prêmio Projetos Destacados de 2024. O evento, ocorrido no Plenário da sede da instituição em Candelária, reconheceu seis ações institucionais em três categorias.
A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou a importância da valorização das iniciativas: “Realizamos o reconhecimento de ações e projetos destacados na nossa instituição. E é com esse espírito de reconhecimento e reafirmação do nosso propósito de servir bem e servir melhor a sociedade potiguar que nós fechamos essa semana em homenagem ao dia do Ministério Público, celebrado no dia 14”, afirmou.
A solenidade também incluiu uma palestra com o comunicador Luís Henrique Souza e Silva, sobre “Você está falando ou se comunicando?”, abordando técnicas de diálogo e comunicação eficaz. “Não basta ser bom, você precisa parecer bom! E o vetor que leva a essa percepção alheia é a forma como você se comunica. Hoje, aqui no MPRN, pude mostrar algumas técnicas relevantes para refletir sobre o rapport e o feedback e a arte de contar histórias através do storytelling”, disse Silva.
Segundo Karla Fátima de Souza, gerente de projetos institucionais da PGJ, a seleção dos projetos premiados levou em consideração critérios como resultados alcançados, inovação e potencial de replicação. “O MP Premia teve 72 iniciativas inscritas e que trouxeram entregas de relevância para a sociedade e para a organização institucional. A comissão organizadora teve um certo trabalho para definir os vencedores”, explicou.
O evento prestou ainda homenagens póstumas à promotora de Justiça Engrácia Monteiro e à promotora de Justiça Ivaneide Confessor, que encerrou sua atividade funcional este ano.
Lista de premiados:
Justiça e cidadania – Área finalística
1º Lugar: *Cuidado em Casa: O desafio processual de dar ao usuário SUS o que, de fato, clinicamente necessita*
2º Lugar: *Trânsito Cidadão*
Justiça e Cidadania – Área de Apoio
1º Lugar: *CustódiaTech – Coleta qualificada de prova digital*
2º Lugar: *Denário*
Melhoria e modernização das atividades de apoio
1º Lugar: *MPRN Solar*
2º Lugar: *Webses: Portal do Estagiário do MPRN*
Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas na página do MP Premia.
O MPRN tem se mostrado atuante em diversas frentes, como na discussão sobre atendimento a vítimas de violência e também em iniciativas de reconhecimento de projetos inovadores, como o MPRN premia projetos inovadores em solenidade com foco em comunicação. Além disso, o órgão também tem se dedicado a outras causas, como a fiscalização contra poluição sonora e o combate ao tráfico de drogas, demonstrando seu compromisso com a sociedade potiguar.
Leave a Reply