MPRN realiza audiência pública em Assu para ouvir demandas da população sobre serviços das Promotorias de Justiça

MPRN realiza audiência pública em Assu para ouvir demandas da população sobre serviços das Promotorias de Justiça
Foto: Mprn Mp

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu, na quinta-feira (19), uma audiência pública na cidade de Assu, com o objetivo de coletar informações e opiniões da população, representantes de instituições e autoridades locais sobre a qualidade e a eficácia dos serviços prestados pelas Promotorias de Justiça na região. O evento ocorreu no Cine Teatro Pedro Amorim, no centro da cidade.

A audiência abrangeu representantes de diversos municípios vizinhos, incluindo Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Pedra Preta, São Rafael e Santana do Matos.

Myrian Coeli, Corregedora-Geral do MPRN, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de comunicação entre o MPRN e a sociedade, visando fortalecer o controle social sobre os serviços públicos. "O objetivo desse momento é aproximar a população do MPRN de forma ainda mais direta. Aqui temos um espaço para sugestões, críticas, reclamações, encaminhamentos coletivos, elogios", afirmou. A promotora corregedora Flávia Felício complementou, explicando que a audiência também serve para divulgar a atuação e o funcionamento da instituição. O MPRN Apresenta Atuação a Estudantes em Edição do Projeto Visita MP, demonstrando o compromisso da instituição com a transparência e a educação cívica.

Durante o evento, foram apresentados os diversos canais de acesso da população ao MPRN, com destaque para a Ouvidoria Geral, um importante canal de comunicação para manifestações e acompanhamento de atendimentos. É importante lembrar que o MPRN acompanha implantação do novo Hospital Municipal de Natal, mostrando seu papel na fiscalização dos serviços públicos.

Um dos pontos altos da audiência foi a participação ativa de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes. Eles enfatizaram a necessidade de maior aproximação entre as Promotorias de Justiça, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Conselhos Tutelares, buscando otimizar o atendimento e a proteção dos direitos infantojuvenis. Questões relacionadas à saúde também foram levantadas, com foco na oferta de medicamentos e sugestões para aprimorar as rotinas operacionais. Além disso, o MPRN abre vaga para residente jurídico em Mossoró com bolsa de R$ 2.500, investindo na formação de profissionais para a área jurídica.

A agenda da Corregedoria do MPRN incluiu visitas a equipamentos públicos nos municípios da região, além da audiência pública. Os promotores corregedores Alexandre Frazão, Luciana D’Assunção, Adriano Gama e Flávia Felício participaram das atividades.

A Corregedoria-Geral do MPRN disponibiliza canais de comunicação para receber elogios, notícias, sugestões ou reclamações sobre o funcionamento das unidades do Ministério Público. O objetivo é aprimorar continuamente os serviços prestados pelas Promotorias de Justiça na região.

Para contato, os cidadãos podem utilizar o telefone (84) 98863-4582 ou o e-mail cgmp@mprn.mp.br.