Natal será palco da 80ª Assembleia Extraordinária e Reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), nos dias 27 e 28 de março. O evento, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), ocorrerá no Hotel Golden Tulip, com programação das 8h às 17h.
O encontro reunirá diretores, coordenadores, membros do Conselho Consultivo, gestores e servidores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, além de representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
As reuniões trimestrais do Conematra têm como objetivo principal promover a integração entre as Escolas Judiciais do Trabalho, incentivar a troca de experiências e fomentar a colaboração para a capacitação das equipes. Um dos temas centrais desta edição será o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Justiça do Trabalho. Em sintonia com essa discussão, vale lembrar que o MPRN é premiado por inovação em TI e inteligência artificial no Enastic MP.
Programação Detalhada
A abertura oficial da assembleia está marcada para as 8h45 da quinta-feira (27), com a participação do juiz Bráulio Gusmão, secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Ele abordará o tema “Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho e o Chat-JT”. Além disso, o Carlos Thompson assume presidência do TCE-RN com foco em inteligência artificial e avaliação de políticas públicas, demonstrando o crescente interesse e investimento na área.
No período da tarde, os participantes se dividirão entre uma reunião plenária e uma oficina com foco em “Criação de Experiências de Aprendizagem Engajadoras com Foco em Competências Profissionais”. Paralelamente, haverá uma reunião de servidores e a eleição da nova direção do Conematra.
A sexta-feira (28) iniciará com uma palestra interativa da professora Jeciane Golinhaki, que conduzirá uma discussão sobre “Letramento de futuros para a educação: entre inteligências humanas e artificiais”, a partir das 8h30. E para quem busca se aprofundar no tema, a Junior Achievement RN oferece cursos gratuitos de IA generativa com certificação da UNESCO.
Em seguida, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e diretora da Enamat, Kátia Magalhães Arruda, apresentará uma avaliação qualitativa do trabalho judicial e do planejamento da Escola Nacional, além de lançar seu livro “Mulher: da Invisibilidade à Plenitude de Direitos”.
O encerramento do evento será marcado por debates sobre discriminação no ambiente de trabalho e uma apresentação sobre a etapa nordeste do projeto Enamat Itinerante.
Confira abaixo uma publicação da Escola Judicial do TRT21-RN no Instagram:
Leave a Reply