Em desdobramento da Operação Sisamnes, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (20) a realização de buscas e apreensões pela Polícia Federal (PF) para investigar alegações de venda de sentenças judiciais. O principal alvo das investigações é o desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), João Ferreira Filho.
A operação, que mira um esquema de corrupção no judiciário, também tem como alvos uma filha do magistrado e uma servidora do TJMT. De acordo com o STF, as buscas visam coletar evidências que possam comprovar a participação desses indivíduos no suposto esquema.
Mandados de Busca e Apreensão e Quebra de Sigilo
Zanin autorizou a Polícia Federal a apreender uma variedade de dispositivos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e computadores. Além disso, foi concedida a quebra do sigilo telemático desses aparelhos, permitindo acesso a dados e comunicações que possam ser relevantes para a investigação. Essa medida busca identificar possíveis provas e rastrear a comunicação entre os envolvidos.
Bloqueio de Bens e Valores
A decisão do ministro também incluiu o bloqueio de R$ 1,8 milhão, quantia que se suspeita ter sido utilizada pelo esquema para a compra de imóveis. Os referidos imóveis também foram alvo de sequestro de bens, com o objetivo de impedir que os investigados se desfaçam do patrimônio adquirido com o dinheiro proveniente do esquema. O objetivo é assegurar que, em caso de condenação, os valores sejam recuperados.
Alusão Histórica ao Nome da Operação
O nome da operação, Sisamnes, faz referência a um juiz da Pérsia que, segundo relatos históricos, aceitou suborno para proferir uma decisão injusta, segundo a Polícia Federal. Essa alusão reforça a gravidade das acusações e a preocupação das autoridades em combater a corrupção no sistema judiciário.
A Agência Brasil busca contato com a defesa dos alvos da operação para obter suas manifestações. O espaço permanece aberto para quaisquer esclarecimentos ou posicionamentos que queiram fazer.
Leave a Reply