Águas impróprias para banho em três pontos do litoral potiguar

Boletim aponta três pontos impróprios para banho no litoral do RN neste fim de semana

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) divulgou, no sábado (14 de dezembro de 2024), um boletim de balneabilidade alertando sobre a imprópriedade da água para banho em três locais do litoral potiguar durante o fim de semana. Para mais informações sobre outros boletins de balneabilidade, acesse Praias do RN: Boletim de balneabilidade aponta trechos impróprios para banho.

Pontos Impróprios:

O relatório aponta problemas em duas áreas distintas: a **Praia de Ponta Negra**, próximo ao Morro do Careca; e o **Rio Pirangi-Pium**, na região do Balneário Pium. Em ambos os locais, as análises detectaram níveis elevados de coliformes termotolerantes, indicando contaminação da água. A presença desses coliformes sugere a existência de matéria fecal, representando um risco à saúde dos banhistas. Vale lembrar que a engorda de Ponta Negra está em andamento e pode impactar a balneabilidade da região futuramente.

Uma terceira área classificada como imprópria está localizada na **Praia de Areia Preta**, próximo à Escadaria de Mãe Luíza. Neste caso, a constatação do IDEMA se baseou na observação visual do lançamento de esgotos na praia, mesmo com a quantidade de coliformes termotolerantes encontrada sendo considerada baixa. A presença de esgotos, mesmo em baixas concentrações de coliformes, pode indicar a presença de outros poluentes e patógenos, representando um risco potencial para os banhistas. Saiba mais sobre as praias impróprias para banho no Litoral Potiguar: três praias impróprias para banho.

O IDEMA não detalhou as ações que serão tomadas para solucionar os problemas identificados, nem a expectativa de tempo para a recuperação da qualidade da água nas áreas afetadas. A recomendação é que a população evite o contato com a água nestes locais até que um novo boletim seja divulgado, informando sobre a melhoria da qualidade da água. O próximo boletim deve ser divulgado até sexta-feira (30).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *