Madrugada de pânico para quem aguardava atendimento no mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) em Natal. Um arrastão, ocorrido por volta das 3h da manhã desta quinta-feira (27), vitimou diversas pessoas que aguardavam na fila do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar.
De acordo com relatos, criminosos armados, em um carro e uma moto, abordaram as pessoas na fila e levaram pelo menos cinco celulares. A falta de segurança no local foi a principal reclamação dos moradores.
Uma testemunha relatou à Inter TV Cabugi: “De três horas da madrugada começou um arrastão, um carro e um moto, entraram uns rapazes aqui armados. Só tinha uma viatura aqui da Guarda Municipal, a gente ligou no 190 e só diziam que tinha viatura aqui, mas mentira, não tinha viatura, só tinha uma guarda municipal aqui com a gente. Todo mundo entrou no ginásio e botaram a gente pra fora de volta, não deixaram a gente ficar lá dentro. A gente ficou aqui até amanhecer, correndo perigo de vida e quatro guardas lá dentro dormindo”.
Outra pessoa que estava na fila, a recreadora Adriele Patrícia, complementou: "Foi muita loucura. A gente teve que bater para pedir que abrissem o ginásio. Poucos guardas para o ginásio".
Houve relatos de um suposto conflito armado com a Guarda Municipal durante o arrastão, incluindo disparos de arma de fogo.
A Secretaria de Assistência Social havia solicitado duas viaturas: uma para proteger os equipamentos dentro do ginásio e outra para a área externa. O secretário adjunto da pasta, Anderson Freire, informou que a Secretaria de Segurança do município será notificada para apurar o ocorrido.
O mutirão do CadÚnico, que visa realizar 2 mil atendimentos diários até a próxima sexta-feira (28), tem atraído uma grande demanda. O objetivo é renovar, atualizar ou realizar novos cadastros, documentos essenciais para acesso a programas sociais como o Bolsa Família. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do titular e dos membros da família:
- Identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência
- Atestado médico (se houver membro da família com deficiência)
Para evitar novas ocorrências, a prefeitura informou que não haverá distribuição de fichas na sexta-feira (28). Quem não conseguir atendimento será agendado para o dia 4, na sexta-feira seguinte.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento do arrastão:
https://twitter.com/98FMNatal/status/1905235635406766316?ref_src=twsrc%5Etfw
Natal Turismo em Natal serviços de acolhimento para crianças e adolescentes
Leave a Reply