Balneabilidade no RN: Idema aponta trechos impróprios para banho em Natal, Parnamirim, Extremoz e Nísia Floresta

Balneabilidade no RN: Idema aponta trechos impróprios para banho em Natal, Parnamirim, Extremoz e Nísia Floresta
Igor Jácome/g

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou o mais recente boletim de balneabilidade das praias do estado, revelando que cinco trechos litorâneos apresentam condições impróprias para banho. Os demais 28 pontos monitorados foram considerados seguros, dentro dos padrões estabelecidos. É importante ressaltar que o Idema RN abriu concurso público recentemente, o que pode fortalecer ainda mais o trabalho de monitoramento e preservação ambiental.

O monitoramento é realizado semanalmente em 33 trechos do litoral potiguar. As amostras de água são coletadas e analisadas pelo Laboratório de Análises Ambientais do Idema, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Trechos Impróprios para Banho

Na capital, Natal, o trecho de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) foi classificado como impróprio.

Além de Natal, outros municípios também apresentam áreas com balneabilidade comprometida. São eles:

  • Nísia Floresta: Foz do Rio Pirangi.
  • Parnamirim: Rio Pirangi (Ponte Nova e Balneário Pium).
  • Extremoz: Avenida Pitangui, na praia de Pitangui.

Trechos Próprios para Banho

O relatório do Idema também listou os 28 trechos considerados próprios para banho. Em Nísia Floresta, as opções seguras são: Tabatinga, Búzios (Rio Doce), Pirambúzios (Corais de Búzios), Pirangi do Sul (Igreja) e a Lagoa de Arituba. Já em Parnamirim, os trechos de Pirangi do Norte (APURN), Pirangi do Norte (Rua Augusto Severo Neto) e Cotovelo (Restaurante Barramares) foram considerados adequados. A situação dos jacarés em Maracajaú também tem gerado atenção, conforme noticiado em Maracajaú: Força-tarefa é mobilizada para retirar jacarés de lago e tranquilizar moradores.

Em Natal, a qualidade da água foi considerada satisfatória nas praias de Ponta Negra (incluindo o Morro do Careca, acesso principal, Rua C. G. Teixeira e Rua M. S. Medeiros), Via Costeira (Cacimba do Boi e Barreira D’Água), além de Mãe Luíza, Miami (Relógio Solar), Artistas (Centro de Artesanato), Meio (Quiosque 13), Forte, e nos três pontos da Redinha: Rio Potengi, Igreja e Barracas. Em Extremoz, as praias de Redinha Nova (Espigão), Redinha Nova (Barraca Maresia), Genipabu (Barracas), Barra do Rio, Graçandu e a Lagoa de Pitangui também apresentaram condições favoráveis para o banho. É válido lembrar que o Idema frequentemente divulga boletins sobre a qualidade da água, então fique atento às atualizações.

Quer saber Tudo Sobre Rio Grande do Norte?

Confira nossa página completa

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.