Bloco ‘Os Cão’ celebra mais de 60 anos de tradição no Carnaval de Natal

Bloco 'Os Cão' mantém tradição no carnaval de Natal; veja fotos

O tradicional bloco carnavalesco "Os Cão" arrastou uma multidão de foliões pelas ruas da Redinha e Redinha Nova, em Natal, na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março de 2025. Com mais de 60 anos de história, o bloco manteve viva a tradição de se lambuzar na lama do manguezal próximo à ponte Newton Navarro, antes de seguir o cortejo ao som de marchinhas carnavalescas e orquestra de frevo.

Fundado em 1964, "Os Cão" é reconhecido como patrimônio imaterial e cultural de Natal desde 2021. A história do surgimento do bloco possui duas versões, segundo a prefeitura. A versão mais aceita entre os participantes relata que a ideia surgiu de um grupo de amigos – Francisco Ribamar de Brito (Dodô), Armando Ferreira de Brito (o Gago), Francisco Clemente da Silva (Chico Baé), Francisco Valdécio (Chico do Cabo), Djalma de Andrade (Uá) e José Gabriel de Góes (Zé Lambreta) – que, em um momento de descontração, decidiram se cobrir de lama e sair pelas ruas da praia da Redinha. A reação dos moradores ao verem o grupo coberto de lama – "olha 'os cão'!" – acabou batizando o bloco. O Carnaval da Redinha, conhecido por sua animação, também atraiu mais de 25 mil foliões em Natal com trio elétrico inédito, mostrando a força da festa na cidade.

O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, atrai pessoas de todas as idades, que se juntam para celebrar o Carnaval de uma forma irreverente e autêntica. Em 2025, o Carnaval de Natal se estende na Quarta-Feira de Cinzas com Bloco dos Garis e Baiacu na Vara, prolongando a folia. Além disso, a festa na Redinha também contou com Xanddy Harmonia celebra axé e atrai multidão de 50 mil ao carnaval da Redinha em Natal. A festa continuou animada durante todo o dia, com a participação maciça dos moradores e turistas que prestigiaram o bloco "Os Cão".