Boletim de Balneabilidade: 12 trechos do litoral potiguar são considerados impróprios para banho

Litoral potiguar tem 12 pontos impróprios para o banho; veja locais

Um novo levantamento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) revela que 12 pontos ao longo da costa do Rio Grande do Norte foram classificados como impróprios para banho. A análise, divulgada na última sexta-feira (28), faz parte do Boletim de Balneabilidade, que monitora a qualidade da água em diversas praias do estado. Outro levantamento recente do Idema já havia apontado Balneabilidade no RN: Idema Aponta 41 Praias Próprias para Banho e Alerta para 10 Trechos Impróprios.

O estudo se baseia na análise da quantidade de coliformes termotolerantes presentes na água, um indicador de contaminação fecal. Os boletins são divulgados semanalmente pelo Idema. Em 2025, o órgão terá um concurso do Idema são prioridades em 2025, anuncia governadora, o que pode intensificar a qualidade dos estudos realizados.

Locais Impróprios Identificados:

Os trechos considerados inadequados para banho estão distribuídos em diferentes municípios, incluindo:

  • Baía Formosa: Porto – Praça da Conceição.
  • Sibaúma (Tibau do Sul): Restaurante Sabores do Mar.
  • Nísia Floresta: Foz do Rio Pirangi; Pirangi do Sul; Pirambúzios.
  • Parnamirim: Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium); Rio Pirangi (Ponte Nova).
  • Natal: Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza); Praia da Redinha (Rio Potengi). Vale lembrar que o Complexo Turístico da Redinha, em Natal, reabre temporariamente após acordo.
  • Touros: Av. Bom Jesus.
  • Maxaranguape: Maracajaú (Mercado Público); Barra – Rua 15 de Novembro.

Durante o verão, o Programa de Balneabilidade intensifica o monitoramento, expandindo a análise para 51 trechos, com o objetivo de fornecer informações mais abrangentes aos banhistas e turistas que visitam o Rio Grande do Norte. O Turismo no RN registra alta impulsionada por voos diretos da Argentina e Europa e merece atenção redobrada.