Uma calçada construída ao redor da lagoa de captação do conjunto Santarém, na Zona Norte de Natal, desabou entre a madrugada e a manhã deste sábado (15). O incidente, ocorrido próximo à avenida Itapetinga, não deixou feridos, segundo informações de moradores da região.
A Secretaria de Infraestrutura de Natal (Semov) informou que o desabamento foi provocado pelo acúmulo de água sobre a estrutura. Em nota, a secretaria comunicou que obras estão em andamento no local e que a área será isolada para a continuidade dos trabalhos.
"Devido as fortes chuvas que caem em Natal, a água acumulou em cima da calçada, e esse trecho cedeu. A secretaria reitera que o local permanece em obras ainda não concluídas, e irá realizar o isolamento para continuar as obras do local", diz a nota da Semov.
As fortes chuvas também causaram outros transtornos na cidade. No mesmo dia, uma cratera se abriu no canteiro central da BR-101, também na Zona Norte, na altura do bairro Igapó, no sentido São Gonçalo do Amarante-Natal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribuiu o incidente às precipitações intensas. Inclusive, a situação da BR-101 pode ser comparada com o que aconteceu em outras áreas da cidade, como na Avenida Jaguarari, onde a chuva também causou transtornos.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Natal registrou 50 mm de chuva em 24 horas, até as 7h deste sábado. Entre quinta e sexta-feira, o acumulado ultrapassou 100 mm, conforme dados atualizados às 18h da sexta-feira pela estatal. A previsão é que as chuvas persistam no RN até o fim de março.
A Prefeitura de Natal informou que o volume de chuva registrado nesse período corresponde praticamente à média esperada para todo o mês de março, cuja média histórica é de 155mm.
Leave a Reply