A Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal (CMNAT) vai realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 10, com o objetivo de debater e propor melhorias para a segurança dos ciclistas na cidade. O vereador Leo Souza (REPUBLICANOS), presidente da Comissão, conduzirá o encontro.
A audiência contará com a participação de vereadores, representantes de associações de ciclistas e membros da Prefeitura de Natal, buscando um diálogo construtivo entre os diversos atores envolvidos na questão da mobilidade urbana e segurança viária. A Câmara de Natal Retoma Atividades Legislativas com Renovação e Prioridade para Licitação do Transporte Coletivo.
Motivação do Debate
De acordo com o vereador Leo Souza, a iniciativa da audiência pública surgiu a partir de conversas com ciclistas, motivadas pelo trágico acidente que resultou na morte do médico e ciclista Araken Britto. "Conversamos com alguns ciclistas após a tragédia que vitimou o médico e ciclista Araken Britto, e precisamos reunir forças para evitar que casos assim continuem acontecendo", declarou o vereador. Um caso semelhante de Acidentes trágicos tiram a vida de médico ciclista e motociclista no Rio Grande do Norte acende o alerta para a segurança viária.
Souza reconhece que Natal tem avançado na criação de ciclovias, mas enfatiza a necessidade de maior respeito aos ciclistas por parte de todos os condutores, tanto nos espaços dedicados a eles quanto nas demais vias da cidade. "Natal evoluiu muito nos últimos anos com a criação de ciclovias, mas ainda é preciso que os demais condutores respeitem os ciclistas, nesses espaços e fora deles", complementou. A questão da segurança viária também passa pelo Natal regulamenta recolhimento de animais soltos em vias públicas para reduzir acidentes.