A Prefeitura de Natal iniciou o processo de cadastramento para comerciantes informais interessados em comercializar produtos temáticos durante o Carnaval 2025. Os vendedores credenciados poderão atuar entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março, em áreas especificamente designadas para a venda de artigos carnavalescos. Veja como a Semsur abre inscrições para comércio informal.
O credenciamento está sendo realizado presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), localizada na Rua Princesa Isabel, 799, Cidade Alta. O atendimento ocorre nesta semana, de 12 a 14 de fevereiro de 2025, das 8h às 14h.
As áreas autorizadas para a instalação dos comerciantes incluem:
- Avenida Monte Rei, no Planalto;
- Avenida Ayrton Senna, em Capim Macio;
- Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis;
- Avenidas João Medeiros e Itapetinga, na Zona Norte;
- Canteiro central da Avenida Antônio Basílio, no trecho entre a Avenida Prudente de Morais e a Rua São José (com 20 vagas).
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a iniciativa visa organizar o comércio na cidade durante o período carnavalesco, além de impulsionar a economia local. Segundo Alves, a ação promove a geração de renda para diversas famílias e oferece uma melhor estrutura para os foliões aproveitarem a festa.
A Semsur espera a participação de pelo menos 300 comerciantes, o que deve movimentar o comércio informal e ampliar a oferta de produtos temáticos para o Carnaval. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência.
A Semsur informa que apenas os candidatos que apresentarem toda a documentação necessária receberão o comprovante de cadastramento e a licença para atuar nos locais determinados. Não será permitida a reserva de vagas por falta de documentos ou qualquer outro motivo.
Carnaval mais ‘enxuto’ em 2025
A nova secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, declarou que o Carnaval organizado pela Prefeitura de Natal em 2025 será menor do que o do ano anterior. Em entrevista à 98 FM, a secretária informou que haverá apenas três polos na cidade, localizados nas imediações do ginásio Nélio Dias, em Ponta Negra, e no Centro Histórico, mas os locais exatos ainda não foram divulgados. Além disso, blocos como o Bloco do Submarino Amarelo anuncia ensaio aberto para o Carnaval 2025.
Ainda de acordo com a secretária, os detalhes da programação serão anunciados pelo prefeito Paulinho Freire (União) na próxima sexta-feira (14), em um evento na Arena das Dunas. A festa contará com atrações locais e nacionais.
“Não vai ser o Carnaval que o prefeito gostaria de fazer. A gente está há quarenta e poucos dias na prefeitura. É uma mudança de administração, uma mudança de conduta, de gestão. (Será um Carnaval) Muito mais enxuto, apesar de termos muitas atrações grandiosas. Mas vai ser muito mais enxuto”, afirmou Iracy.
Iracy Azevedo também mencionou que as inscrições para os editais de fomento a grupos artísticos estão abertas. Os editais visam apoiar escolas de samba, orquestras de frevo, Rei Momo e rainha do Carnaval, e tribos indígenas. As inscrições se encerram entre 16 e 17 de fevereiro, dependendo do edital. Apenas o edital para Rei Momo e rainha do Carnaval já foi encerrado, em 12 de fevereiro.
https://twitter.com/98FMNatal/status/1889778293382988185?ref_src=twsrc%5Etfw