Chuva forte em Natal causa alagamentos e arrasta mulher na avenida Jaguarari

VÍDEO: Mulher é arrastada por correnteza formada pela água da chuva em avenida de Natal

Uma forte chuva que atingiu Natal na manhã desta sexta-feira (14) causou diversos transtornos na cidade, incluindo alagamentos e o transbordamento de lagoas de captação. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou o momento em que uma mulher foi arrastada pela correnteza na avenida Jaguarari, próximo ao cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar.

Funcionários de um posto de combustíveis na área relataram que presenciaram a cena por volta das 6h30. Segundo eles, um homem tentou ajudar, mas não conseguiu resgatar a mulher. As testemunhas também informaram que outro homem foi arrastado pela correnteza na avenida Alexandrino de Alencar.

A Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um acúmulo de 86,7 milímetros de chuva em 24 horas. Em Parnamirim, na Grande Natal, o volume chegou a 149 mm.

A Prefeitura de Natal informou que as secretarias integrantes do Gabinete de Gerenciamento de Crise estão atuando para reparar os danos e realizar trabalhos de prevenção. A Defesa Civil Municipal atendeu oito chamados e encaminhou duas famílias do bairro de Cidade Nova para acolhimento pela Secretaria Municipal de Trabalho. Vale lembrar que a cidade de Natal enfrenta alagamentos e transtornos após fortes chuvas com frequência, exigindo ações contínuas.

Na praia de Ponta Negra, a prefeitura informou que os 16 dissipadores instalados para a drenagem da engorda estão funcionando e que não houve registro da formação de voçorocas.

Equipes de limpeza estão nas ruas para desobstruir bueiros e galerias em pontos críticos. A prefeitura também enviou um ofício ao DNIT solicitando a limpeza da rede de drenagem próxima ao Viaduto do Quarto Centenário.

Quatro lagoas de captação transbordaram: Lagoa do Sarney 1, Lagoa do Panatis, da Cidade da Esperança e Lagoa do Jardim Primavera. A Secretária Municipal de Defesa Social, Samara Trigueiro, informou que a água já está recuando com a redução das chuvas. A prefeitura de Natal remove mais de 3 mil toneladas de lixo das galerias pluviais para mitigar esses problemas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou mais de 100mm de chuvas em 6 horas, com pico de 124mm no bairro de Neópolis. Segundo o Climatempo, esse volume corresponde a 65% da média histórica para todo o mês de março em Natal. A situação é tão grave que a cidade já registrou fortes chuvas em Natal causando alagamentos, transbordamento de lagoas e transtornos à população em outras ocasiões.

A prefeitura informou que está realizando uma campanha de conscientização para evitar que a população jogue lixo nas ruas, o que causa o entupimento de bueiros e alagamentos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) retirou mais de 3 mil toneladas de lixo das galerias de águas pluviais e desobstruiu 358 bocas de lobo.

A Seinfra também informou que está monitorando as lagoas de captação e que, em algumas delas, foram registrados roubos de fiação e bombas de sucção. Enquanto isso, Natal e Mossoró planejam transformar guardas municipais em polícias, buscando melhorar a segurança na região.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *