Fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Norte causaram alagamentos em Natal e São José de Mipibu, mobilizando autoridades e equipes de emergência. Em Natal, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 46,7 mm de chuva nas últimas 24 horas, impactando diversos pontos da cidade, incluindo a faixa de areia da Praia de Ponta Negra. A situação é semelhante à vista em "Natal Sob Alerta: Chuvas Intensas Causam Cratera, Queda de Árvores e Alagamentos".
Os alagamentos na área de engorda da Praia de Ponta Negra geraram preocupação entre moradores e turistas. Em resposta, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Tiago Mesquita, explicou que a formação de lagos na praia já era esperada devido a obras de drenagem ainda não concluídas. Segundo Mesquita, o sistema de drenagem existente tem mais de 30 anos e não atende mais às necessidades da área.
O projeto de requalificação da área incluiu a instalação de 16 dissipadores de energia, com o objetivo de reduzir a velocidade da água da chuva e evitar o arraste de areia para o mar. "Nós temos duas opções: ou manter o sistema que desce com alta velocidade e já vai direto para o mar, arrastando areia, que seria loucura, ou então mudar a metodologia e fazer com que ocorra o esprayamento, a formação dos lagos", justificou Mesquita em entrevista.
A previsão inicial era de que a obra de drenagem fosse finalizada antes da engorda da praia, mas problemas contratuais levaram à troca da empresa responsável, atrasando o cronograma. A nova previsão é de que a obra seja concluída em aproximadamente 40 dias. Com a conclusão do sistema, a expectativa é que a infiltração da água seja mais rápida, minimizando os alagamentos. O secretário ressaltou que a solução foi apresentada ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) como alternativa para evitar a erosão da areia na faixa de engorda. A orla de Ponta Negra passou por uma recente "Natal: Orla de Ponta Negra terá reestruturação após obra de engorda de R$ 76 milhões".
Situação em São José de Mipibu
Em São José de Mipibu, a situação é ainda mais crítica. O município registrou um acumulado de 260 mm de chuvas nas últimas 24 horas, o que demandou a mobilização da Defesa Civil e de diversas secretarias municipais. As equipes estão monitorando áreas de risco, orientando moradores e adotando medidas preventivas.
Apesar do grande volume de água, não houve registros de incidentes graves até o momento. A Prefeitura reafirmou seu compromisso com a segurança da população e destacou que continuará adotando medidas de prevenção para minimizar os impactos das chuvas.
No início de 2024, o município enfrentou uma situação crítica, quando 455 mm de chuvas resultaram em inundações que deixaram mais de 50 famílias desabrigadas. Desde então, a gestão municipal tem investido em ações para reduzir os impactos das chuvas, proporcionando mais segurança às famílias que ainda residem em áreas vulneráveis.
As equipes da Prefeitura seguem acompanhando a situação e orientam a população a buscar ajuda em caso de necessidade. Os moradores podem acionar a Defesa Civil do município para relatar qualquer emergência relacionada às chuvas. "Rio Grande do Norte em Alerta: Inmet prevê chuvas intensas em Natal e mais 60 cidades".