O estudante de 18 anos, vítima de um disparo na cabeça dentro da Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal, apresentou um quadro de saúde estável nesta quarta-feira (18), de acordo com informações fornecidas por seu pai à Inter TV Cabugi. O jovem permanece internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para observação.
O incidente ocorreu na manhã da terça-feira (17), quando uma colega de classe de 19 anos efetuou o disparo. Testemunhas relataram que a agressora também teria tentado atirar contra uma professora. A jovem foi detida em flagrante logo após o ataque.
A Secretaria de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte expressou pesar pelo ocorrido e manifestou solidariedade à família e à comunidade escolar. Em nota, a secretaria destacou o compromisso com a segurança de estudantes, professores e funcionários. A prioridade para vítimas de violência em escolas é tema de discussão na Câmara.
Na noite de terça-feira, o estudante passou por uma tomografia que não indicou coágulos ou sangramentos, segundo o pai, Marcelo Morais. A realização do exame foi motivada por um mal-estar, com dor de cabeça e vômitos. Apesar da boa notícia, a equipe médica decidiu manter o jovem em observação por um período de 48 a 72 horas, devido ao risco de formação de coágulos.
“O médico se preocupou. Por isso que foi feita a tomografia 18h. Mas ele viu que não tinha nada”, disse Marcelo Morais. “Está, na medida do possível, estável ainda”, completou.
O pai informou que não conseguiu conversar com o filho após o ocorrido, e que o celular do jovem foi entregue à Polícia Civil para auxiliar nas investigações. A Secretária Estadual de Educação, Socorro Batista, também informou que uma equipe de investigação de crimes cibernéticos da Polícia Federal já está envolvida no caso. Além disso, uma equipe do Ministério da Educação chegará a Natal para acompanhar o caso.
Apreensões e Testemunhos
O 5º Batalhão da Polícia Militar confirmou que, além da arma de fogo, foram apreendidas três facas e um bilhete com a agressora. De acordo com o relato da técnica de enfermagem do Samu, Ilzeany Dilis, o estudante baleado estava consciente no momento do socorro e explicou que a colega “entrou em surto” e começou a atirar. A bala, segundo a profissional, teve orifício de entrada e saída, sem ficar alojada.
Um outro estudante que estava em sala de aula relatou ter ouvido o disparo e presenciado a autora tentar atirar na professora, porém a arma teria falhado. Um colega interveio, conseguindo desarmar a agressora. Este caso, infelizmente, expõe as falhas de segurança em escolas de Natal.
Nota da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte lamenta profundamente o ocorrido na Escola Estadual Berilo Wanderley, onde um estudante foi vítima de um disparo de arma de fogo, na manhã desta terça-feira (17).
Imediatamente após a ocorrência, a SEEC acionou as forças de segurança pública, que prontamente atenderam a situação. A pasta está contribuindo com todas as informações necessárias para auxiliar as investigações em curso, conduzidas pelas autoridades competentes, além de prestar todo o apoio necessário à escola.
A secretaria reforça que a segurança dos estudantes, professores e funcionários é prioridade e que acompanha de perto os desdobramentos deste caso.
Expressamos nossa solidariedade à família do estudante atingido e a comunidade escolar. Reiteramos nosso compromisso em colaborar para que as medidas cabíveis sejam tomadas”.
https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_14ce1dbebbe64b1e8e955809a085692d/web-components/teste-ab.html?url=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
Leave a Reply