A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) intensificou a fiscalização na orla de Ponta Negra, em Natal, durante os dias que antecederam as festividades de fim de ano. A ação, que ocorreu entre quinta-feira (26) e domingo (29), resultou em seis autuações, sendo duas consideradas graves. O objetivo da operação foi garantir a organização do espaço público e a livre circulação de pessoas na região.
Dois estabelecimentos foram multados por descumprir a determinação de não permanecer no calçadão, uma infração considerada grave pelas autoridades. Além disso, quatro ambulantes foram autuados por montarem pontos fixos com carrinhos de bebidas e lanches no mesmo local, impedindo a passagem dos pedestres. Segundo a Semurb, essa prática também é proibida, especialmente no trecho onde ocorrem os eventos da prefeitura.
O supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, explicou que os trabalhadores foram previamente orientados, em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), sobre a proibição de ocupar o calçadão na área do evento. Segundo ele, as equipes de fiscais e auxiliares foram mobilizadas em vários turnos diariamente, garantindo que o espaço estivesse desobstruído e disponível para o público.
“Estamos trabalhando diariamente para que o calçadão esteja desobstruído, que o comércio informal e ambulantes estacionários esteja definido dentro do layout do evento e garantir que as vias de acesso estejam desimpedidas para livre circulação da população”, afirmou Leonardo Almeida.
A prefeitura de Natal, através de seus órgãos, busca assegurar que o espaço público seja utilizado de forma organizada durante eventos na cidade, como as festas de fim de ano, e que tanto moradores quanto turistas possam usufruir do local com segurança e conforto.
Leave a Reply