As fortes chuvas que atingiram Natal na madrugada e manhã desta sexta-feira (14) provocaram diversos transtornos na cidade, incluindo alagamentos generalizados e o transbordamento de lagoas de captação. A população enfrentou casas invadidas pela água e dificuldades de locomoção.
De acordo com dados da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (*Emparn*), o acumulado de precipitações nas últimas 24 horas, até as 7h, foi de 58,2 milímetros. A Defesa Civil registrou o transbordamento de pelo menos quatro lagoas: Sarney, Panatis, Cidade da Esperança e Jardim Primavera.
Impacto nos bairros
No loteamento José Sarney, moradores tiveram suas casas invadidas pela água e relataram ter passado a noite em vigília, temendo o avanço das inundações. Cícera de Aquino e Silva, de 64 anos, residente em frente à lagoa, precisou deixar sua casa às pressas, levando apenas documentos e roupas. Segundo ela: "A minha casa não tem nada, porque já passei por três cheias nela, já perdi tudo. Não sou aposentada, estou nessa casa de favor até me aposentar. Quando começou a encher a lagoa, tirei meu filho que tem problema mental. As portas estão lá abertas. Não é fácil, mas eu creio que Deus vai tocar no coração do poder público para fazer algo por nós. Acordei quando começou a chuva e estou até agora".
Trânsito e vias afetadas
A Avenida Nevaldo Rocha, importante via que corta as zonas Leste e Oeste da capital, também foi afetada, apresentando pontos de alagamento próximos ao cruzamento com a Rua Manoel Miranda. Passageiros de ônibus tiveram que se abrigar nos bancos das paradas para escapar da água.
Outros pontos críticos incluíram o túnel e a marginal da BR-101, nas proximidades do campus da UFRN, e a subida do viaduto do complexo do 4º Centenário, em Potilândia, onde o alagamento causou congestionamento na rodovia.
Às margens da BR-101, próximo à Governadoria, a estrutura de um outdoor desabou sobre uma parada de ônibus durante a madrugada. Apesar do incidente, não houve registro de feridos, e passageiros continuaram utilizando o abrigo danificado.
A Avenida Interventor Mário Câmara, em Cidade da Esperança, também registrou alagamentos significativos. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um carro completamente submerso em um alagamento entre as ruas Santo Antônio e São Vicente, na Cidade da Esperança.
A faixa de areia da praia de Ponta Negra, que passou por obras de engorda, voltou a acumular água. A cidade de **Natal** tem se destacado em diversos aspectos, inclusive como um dos destinos mais acolhedores do Brasil em 2025.
Explicações meteorológicas
Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, explicou que as chuvas foram causadas pela zona de convergência intertropical, intensificada pelo sistema de brisa. "Essas chuvas estão sendo produzidas pela zona de convergência intertropical que estava com uma certa dificuldade de entrar no continente por conta de um vento sul que tem castigado o litoral e o agreste nos últimos dias. Como essa chuva aconteceu na madrugada, foi incrementada pelo sistema de brisa, que é um sistema local de vento que traz a umidade, intensifica", afirmou.
O meteorologista ressaltou que a previsão de chuva, acompanhada de trovoadas, já havia sido divulgada desde a última terça-feira (11).
Vias interditadas e transitáveis
A Secretaria de Mobilidade Urbana (*STTU*) divulgou uma lista de vias afetadas, atualizada às 8h:
- Av Hermes da Fonseca com Rua Angelo Varela – Alagamento transitável.
- Av Nevaldo Rocha, entre a Rua Manoel Miranda e Rua dos Caicós – Alagamento transitável.
- Av Cel Estevam com rua Barauna – Pequeno Alagamento transitável
- Rua Almino Afonso, Ribeira – Alagamento intransitável.
- Av Solange Nunes, próximo a Unimetais – Alagamento intransitável
- Av da Integração – Alagamento intransitável.
- Rua Poty Nobrega com Rua José Gonçalves – Alagamento transitável.
- Av Afonso Pena com Rua Mossoró – Alagamento transitável
- Av Nevaldo Rocha (feira do carrasco) – Alagamento intransitável
- Av Pres José Bento com Av Interventor Mário Câmara – Alagamento intransitável
- Viaduto do quarto centenário (marginal) – Alagamento intransitável
- Av Norton Chaves (sentido Br 101) – Alagamento intransitável
- Av Prudente de Morais com Av Nascimento de Castro – Alagamento transitável
- Av Ayrton Senna com Av das Alagoas – Alagamento transitável
- Av Jaguarari com Av Jerônimo Câmara – Alagamento intransitável
- Av dos Xavantes (prox a panificadora San Vale) – Alagamento intransitável
- Av Antônio Freire Lemos – Alagamento intransitável
- Rua da Saudade com Av Djalma Maranhão – Alagamento transitável
- Av Paulistana (lagoa de captação) – Alagamento intransitável
- Av Boa Sorte – Alagamento transitável
- Av Acarau – Alagamento intransitável
- Av Itapetinga (lagoa de captação) – Alagamento intransitável
- Rua Antônio Freire Lemos, Planalto – Alagamento intransitável
- Av Itapetinga (lagoa de captação) – Alagamento intransitável
- Rua Bom Pastor com Amintas Barros – Alagamento transitável
Além dos alagamentos, a STTU informou que o semáforo na Av. Prudente de Morais com Antônio Basílio está travado no amarelo e o semáforo na Av. Jerônimo Câmara com Poriguares está apagado, com agentes no local.
A população segue em alerta e as autoridades monitoram a situação para prestar assistência e mitigar os impactos das chuvas. A Prefeitura de **Natal** tem se esforçado para remover o lixo das galerias pluviais e intensificar a limpeza de lagoas para evitar esses problemas.