O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta sexta-feira (7), a ala de ortopedia de baixa e média complexidade no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, localizado em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A iniciativa visa desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do estado, que frequentemente enfrenta problemas de superlotação. Inclusive, o Rio Grande do Norte inaugura serviço de ortopedia em Macaíba para desafogar Walfredo Gurgel.
A abertura do serviço em Macaíba marca a primeira etapa do plano governamental de criar "barreiras ortopédicas" na região. A unidade de Macaíba atenderá pacientes de seis cidades: Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim.
De acordo com a secretária de Saúde do RN (Sesap), Lyane Ramalho, o atendimento na ala de ortopedia não será de *porta aberta*. Os pacientes serão encaminhados via sistema de regulação estadual, provenientes de outras unidades de saúde ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conforme a gravidade do caso.
"A população geralmente vai procurar UPA, Unidade Básica de Saúde ou qualquer outro pronto-atendimento. Caso chegue até aqui [Hospital Alfredo Mesquita], ela será acolhida e aqui será realmente atendida. Caso também seja de alta complexidade, ela será referenciada para o Walfredo Gurgel", explicou a secretária.
A Sesap considera casos de baixa e média complexidade os procedimentos ortopédicos que não envolvem crânio, pescoço ou bacia. "É toda aquela que esteja relacionada com os membros, braços, pernas, e que não leve a uma situação de politrauma", detalhou Ramalho. Casos mais complexos, como politraumatismos, continuarão a ser atendidos no Hospital Walfredo Gurgel.
Segundo a secretária, o objetivo é aliviar a pressão sobre o Walfredo Gurgel, que recebe diariamente de 40 a 50 pacientes com quadros que poderiam ser tratados em outras unidades. "É um serviço que veio para atender as necessidades do Walfredo Gurgel, porque lá nós temos uma demanda diariamente de 40 a 50 pacientes que entram pela porta do Walfredo, seja por regulação ou demanda espontânea. E esses pacientes realmente ficam superlotando os corredores, como o próprio centro cirúrgico", disse a secretária.
Ainda de acordo com Ramalho: "Esses pacientes não têm o perfil do Walfredo Gurgel. E, aqui [Hospital Alfredo Mesquita Filho], eles vão ser atendidos dessa forma, e o Walfredo vai passar por um processo de ficar um pouco mais livre para atender o perfil que é a ele destinado".
A Sesap publicou uma portaria estabelecendo o novo fluxo de atendimento para toda a rede de saúde do estado. A secretária admitiu que ajustes podem ser necessários nos primeiros dias para otimizar o funcionamento. É importante frisar que o Sesc oferece 900 exames gratuitos para mulheres em Nísia Floresta (RN).
O Governo do RN investiu R$ 500 mil na criação da ala ortopédica no Hospital de Macaíba. O custeio do serviço será feito pelo governo federal, com um investimento anual de cerca de R$ 11 milhões.
Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT): "É muito importante pelo quanto ele vai contribuir para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel. A solução de caráter mais estruturante ainda está a caminho, que é o Hospital Metropolitano".
A nova ala conta com centro cirúrgico, oito leitos de internação, sala de gesso e recepção. Enquanto isso, a Operação ‘Foco na Justiça’ Cumpre 57 Mandados de Prisão no RN.
Inicialmente, a criação das barreiras ortopédicas enfrentou resistência dos municípios, que alegavam falta de recursos para custear os serviços. O Ministério Público do RN (MPRN) solicitou mediação judicial para buscar um consenso. Após a aprovação do custeio integral pelo Ministério da Saúde, os municípios da Região Metropolitana aprovaram a implantação do serviço.
Hospital de Macaíba passa por adequações para receber barreira ortopédica: