Inmet Alerta para Chuvas Intensas em Natal e 39 Cidades do RN

Inmet alerta pra chuvas intensas em Natal e mais 39 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de cor amarela para chuvas intensas em Natal e outras 39 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso, que indica o menor nível de risco na escala do órgão, é válido até as 10h da segunda-feira, 24 de fevereiro.

A previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia. Além disso, são esperados ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Cidades Afetadas:

As regiões do Oeste e Leste Potiguar, a Região Central e o Agreste do estado estão entre as áreas que podem ser impactadas pelas chuvas. Em Macaíba, por exemplo, a Prefeitura cria gabinete de crise para lidar com chuvas e emergências.

Riscos e Recomendações:

De acordo com o Inmet, o risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. No entanto, a população deve tomar precauções:

  • Não se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Em caso de emergência ou para obter mais informações, o Inmet orienta a população a entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Lista de Cidades em Alerta:

As cidades listadas pelo Inmet sob alerta de chuvas intensas são:

Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Carnaubais, Ceará-Mirim, Extremoz, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Lajes, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau e Touros.

As fortes chuvas que atingiram Natal no início de fevereiro já haviam causado diversos transtornos na cidade, como é possível observar no vídeo abaixo: É importante lembrar que Natal sente no bolso: Preço da gasolina comum dispara 10,35% em fevereiro, aponta Procon.