Natal celebra Jubileu da Esperança com caminhadas e missa em marco dos 115 anos da Diocese

Caminhadas e missa marcam abertura do Jubileu da Esperança em Natal

A Arquidiocese de Natal iniciou, neste domingo (29), as celebrações do Jubileu Peregrinos da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. A programação, que marcou também os 115 anos da criação da Diocese de Natal e os 15 anos da Paróquia da Catedral, incluiu quatro caminhadas simultâneas e uma missa na Catedral Metropolitana.

As caminhadas, que contaram com a participação de representantes das 120 paróquias da Arquidiocese, tiveram início às 8h da manhã em quatro pontos distintos da cidade:

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, com representantes do Vicariato Santo Ambrósio Francisco Ferro;
  • Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, reunindo paróquias dos Vicariatos São João Paulo II e São João XXIII;
  • Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, com as paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Apresentação;
  • Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Alecrim, com as paróquias dos Vicariatos Santo André de Soveral e São Mateus Moreira.

Às 8h30, na antiga Catedral, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, realizou o rito de abertura do Jubileu, seguindo o roteiro estabelecido pela comissão jubilar da Santa Sé. Nas demais igrejas, o rito foi conduzido pelos vigários episcopais. Após os ritos, os fiéis seguiram em caminhada até a Catedral Metropolitana para a celebração eucarística, presidida por Dom João Cardoso.

O Jubileu recorda os 2025 anos do nascimento de Jesus. As atividades tiveram início em Roma, no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. O Papa Francisco também abriu uma Porta Santa em uma penitenciária de Roma. Nas demais dioceses do mundo, a abertura do Jubileu foi estabelecida para o dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família, conforme a bula de convocação *“Spes non confundit”*, que significa “A esperança não engana”. Uma das características deste jubileu é o enfoque na peregrinação, como indicado pelo tema "Peregrinos da Esperança".

As celebrações do Jubileu da Esperança se estenderão por todo o ano de 2025, em todas as igrejas do mundo, com diversas atividades. O calendário completo da programação arquidiocesana está disponível no site da Arquidiocese de Natal.

Abertura do Jubileu da Esperança e 115 anos da Diocese de Natal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *