O Complexo Cultural Rampa, em Natal, será o epicentro de celebração e resistência com a primeira edição do festival *Marielle Franco: As Rosas da Resistência Nascem do Asfalto*, nesta sexta-feira, 14 de junho. O evento visa honrar o Dia Estadual Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas, data instituída no calendário do Rio Grande do Norte em 2023.
Sob o lema “Marielle Vive no RN!”, o festival oferecerá uma programação diversificada das 14h às 21h30. A iniciativa busca manter vivo o legado da vereadora carioca, assassinada em 2018, que dedicou sua vida à luta por políticas de dignidade para a população marginalizada.
A deputada Divaneide Basílio, autora da lei que criou o dia em homenagem a Marielle Franco, enfatiza a importância do evento: “Este festival é um espaço de celebração da vida e do legado de Marielle, mas também de luta e resistência. Queremos fortalecer a voz das mulheres negras do RN e construir um futuro mais justo e igualitário para todas”. Em conexão com a luta por igualdade, é importante lembrar do Dia Internacional da Mulher: Assistentes Sociais do RN Reforçam Luta por Igualdade e Direitos.
Programação Diversificada
O festival contará com:
- Mesa de debate sobre a luta das mulheres negras no Rio Grande do Norte.
- Apresentação da Marcha Nacional das Mulheres Negras 2025.
- Exibição de curtas-metragens.
- Feira de economia popular solidária.
- Apresentações de capoeira, poesias e cordéis.
- Ato institucional em defesa da memória de Marielle Franco.
- Show do projeto *A Voz Mulher*, com a participação da cantora Ionara Marques e suas convidadas.
Acesso e Apoio
O Festival Marielle Franco é gratuito e aberto ao público, convidando movimentos sociais, artistas, produtores culturais e todos os interessados na temática a participar. Eventos como o CRIA Festival de Cinema para Mulheres abre inscrições e oferece oficinas gratuitas em Natal demonstram a crescente valorização da participação feminina em diversas áreas. Além disso, dados mostram um avanço na educação feminina, refletindo a importância do acesso à educação para mulheres.
A realização do evento é uma iniciativa do mandato da deputada estadual Divaneide Basílio, com a colaboração do deputado federal Fernando Mineiro e o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, da Fundação José Augusto e da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da deputada Divaneide Basílio:
Leave a Reply