A secretária municipal de Infraestrutura de Natal, Shirley Cavalcanti, participou da abertura do II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte (SANEARN), onde apresentou as obras em andamento na capital potiguar e discutiu os desafios impostos pelas mudanças climáticas, especialmente para as cidades costeiras. Natal amplia monitoramento climático com instalação de pluviômetro na UERN, buscando se preparar para estes desafios.
Durante o evento, promovido pelo CREA-RN em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Mútua, Cavalcanti detalhou os projetos de revitalização da orla da Praia do Meio, que incluem:
- Instalação de novos quiosques.
- Implantação de iluminação em LED.
- Disponibilização de equipamentos para atividades esportivas e de lazer.
- Construção de um novo calçadão.
- Criação do Largo do Sol, um espaço destinado a eventos.
A secretária também mencionou a construção do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Pajuçara, na zona norte da cidade, destacando seu potencial como um novo polo de turismo religioso.
Um dos pontos centrais da discussão foi a obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Cavalcanti enfatizou a importância do projeto para a preservação do Morro do Careca e para solucionar os problemas causados pelas frequentes ressacas que danificam o calçadão. Segundo a secretária, a engorda trará “um grande benefício para a população de Natal, trabalhadores e turistas que podem agora desfrutar de uma bela e larga faixa de areia ao longo de 4 km da nossa orla”. Inclusive, a Praia de Ponta Negra, em Natal, é Declarada Patrimônio Natural do Rio Grande do Norte.
Ainda segundo Cavalcanti, “Ponta Negra se consolida cada vez mais como um polo de interesse para os visitantes, gerando oportunidade de emprego e renda para a população”. Em Ponta Negra, por exemplo, já se adota cardápio bilíngue e digital para evitar fraudes em Natal.
O seminário reuniu engenheiros, técnicos, professores universitários e outros secretários, que debateram soluções para tornar a praia mais acessível à população, com a participação do projetista da engorda de Ponta Negra. Apesar dos benefícios, a Engorda da Praia de Ponta Negra em Natal volta a alagar após fortes chuvas, mostrando os desafios contínuos.
Leave a Reply