Uma longa fila se formou nos arredores do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, nesta quarta-feira (26), para o mutirão de cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico). O serviço é essencial para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família. Recentemente, famílias de baixa renda têm até junho para solicitar nova parabólica digital gratuita e o CadÚnico é um dos requisitos para a solicitação.
Devido à grande demanda, com pessoas que chegaram na noite anterior, a prefeitura antecipou a abertura dos portões para antes das 7h30, embora o início do atendimento estivesse previsto para as 9h.
A prefeitura de Natal planeja realizar 2 mil atendimentos diários até a próxima sexta-feira (28). No entanto, a Secretaria de Assistência Social identificou que mais de duas mil pessoas já aguardavam na fila antes do início dos trabalhos. Para solucionar o problema, Anderson Lopes, secretário adjunto, informou que quem não conseguir ser atendido será direcionado para agendamento. Em outras notícias da cidade, Natal cria banco de dados municipal para proteger crianças e adolescentes de pedófilos.
"Quando chegar na ficha dois mil, o atendente vai informar que o atendimento estará encerrado, mas vai informar que quem quiser ficar para poder agendar, vai ter uma ala lá dentro para isso", explicou Lopes.
O mutirão visa tanto a renovação e atualização de cadastros existentes quanto o registro de novos usuários. Segundo a Secretaria, são necessários os seguintes documentos do titular e de todos os membros da família:
- Identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência
- Atestado médico (se algum membro da família possuir deficiência)
Para a realização do mutirão, foram destacados 100 servidores, o que implicou na redução do atendimento em outras unidades do município, conforme informou a Secretaria de Assistência Social.
Leave a Reply