Em 2025, os consumidores do Rio Grande do Norte se deparam com um aumento de até 20% nos preços dos ovos de Páscoa, conforme levantamento do Conselho Regional de Economia (Corecon-RN). A alta, impulsionada por uma quebra na safra de cacau que afetou todo o país, não parece desanimar alguns comerciantes, que preveem um aumento nas vendas em relação ao ano anterior.
O motociclista por aplicativo Matheus Medeiros, em busca do melhor preço para presentear seu filho, comentou: “Vim dar uma pesquisada nos preços, como é que está em relação ao ano passado, se está mais caro, se está mais barato, para a gente decidir o que vai levar para o pequeno”.
De acordo com o economista Ricardo Valério, a indústria estima um aumento entre 8% e 20%, variando conforme a tipologia, conteúdo e outros fatores. Apesar do cenário de preços mais elevados, um hipermercado em Natal projeta um crescimento de 8% a 10% nas vendas, demonstrando otimismo para o período. Falando em otimismo, a cidade de Natal sediará Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 após 26 anos.
Alternativas para driblar os preços altos
Diante do aumento nos preços dos ovos de Páscoa, muitos consumidores estão buscando alternativas mais acessíveis. Supermercados têm investido em opções como caixas de bombons e tabletes de chocolate. Luan Silva, gerente de um supermercado no Alecrim, relatou dificuldades em adquirir ovos de Páscoa a preços competitivos, o que o levou a investir em barras e caixas de chocolate como alternativa para os clientes. “Quem não consegue comprar ovo de Páscoa tem a segunda opção. Ficou como uma alternativa, né? E não deixa de comer o chocolate”, explicou Silva. Para quem busca alternativas acessíveis, o Centro Médico Veterinário da UnP oferece serviços acessíveis para cães e gatos em Natal.
Em outro supermercado, localizado em Nova Descoberta, os ovos de Páscoa ainda não haviam sido expostos à venda no momento da reportagem. O engenheiro Sávio Vasconcelos, acompanhado de seus filhos, comentou sobre a inevitabilidade da compra: “A gente tem que atender. Porque senão vão ficar em cima da gente cobrando. Mas é a data deles também, né?”. A situação de preços altos pode ser comparada à preocupação com o furto de cabos elétricos e seus impactos, um problema que Natal tem debatido.
Dicas para economizar
Ricardo Valério aconselha os consumidores a anteciparem suas compras de chocolate, aproveitando os preços mais baixos oferecidos em períodos anteriores à Páscoa. “Em janeiro, você encontrava chocolate a um preço melhor”, afirmou o economista. Para quem busca outras formas de economizar, pode ser interessante saber que Natal antecipa salários de março e professores recebem reajuste de 6,27%.
Leave a Reply