A cidade de Natal se prepara para a folia do Carnaval com iniciativas que visam tanto a organização do comércio durante o período festivo quanto a promoção da inclusão social. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) abriu inscrições para comerciantes informais que desejam atuar em diversas avenidas da capital potiguar, enquanto o Bloco do Abraço promete um carnaval inclusivo para pessoas com deficiência (PCDs) e seus familiares.
Credenciamento para Comerciantes Informais
A Semsur está realizando o credenciamento presencial de comerciantes informais interessados em trabalhar nos canteiros centrais de seis avenidas de Natal durante o Carnaval. As inscrições ocorrem na sede da Semsur, localizada na Rua Princesa Isabel, 799, Cidade Alta, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2025, das 8h às 14h.
O objetivo da iniciativa é organizar a ocupação dos espaços públicos, assegurando segurança, fluidez e fiscalização do comércio temporário. Os vendedores credenciados poderão operar entre 17 de fevereiro e 5 de março, comercializando artigos carnavalescos. O regulamento do credenciamento estabelece diretrizes claras, incluindo especificações sobre o tamanho das tendas e a proibição da venda de bebidas alcoólicas.
As áreas autorizadas para a instalação dos comerciantes são:
- Avenida Monte Rei, no Planalto;
- Avenida Airton Sena, em Capim Macio;
- Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis;
- Avenidas João Medeiros e Itapetinga, na Zona Norte;
- Canteiro central da Avenida Antônio Basílio, entre a Avenida Prudente de Morais e a Rua São José (20 vagas).
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, destaca que a ação visa garantir um comércio ordenado e seguro, além de fomentar a geração de renda para diversas famílias e aquecer a economia local, oferecendo uma melhor estrutura para os foliões. A ação de organização do comércio de rua durante o carnaval complementa outras iniciativas para o período, como o Ensaio do Bloquíssimo, que agita o pré-carnaval da cidade.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de residência.
A Semsur espera a participação de pelo menos 300 comerciantes, ampliando a oferta de produtos temáticos para os festejos. Apenas os que apresentarem toda a documentação exigida receberão o comprovante de cadastramento e a licença para atuar nos locais designados.
Bloco do Abraço: Carnaval para Todos
Em sua terceira edição, o Bloco do Abraço se prepara para levar alegria, música e inclusão ao carnaval de Natal. O bloco, idealizado para promover a confraternização de crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), seus amigos e familiares, se concentrará no domingo, 23 de fevereiro, na Rua Floriano Peixoto, em frente ao sebo cultural Letra & Música, no bairro de Petrópolis.
A partir das 15h, a animação ficará por conta da Orquestra Clarin Triunfal, composta por dez instrumentistas, um DJ convidado tocando frevos e marchinhas, além de espaço de maquiagem e atividades lúdicas com esquetes e brincadeiras de palhaços e pernas de pau. O bloco conta com uma equipe de profissionais especializados para facilitar o acesso às atividades e a comunicação com todos os participantes.
Ana Gisela Greiner, produtora cultural e idealizadora do Bloco do Abraço, ressalta a importância de que a festa de rua mais popular do Brasil seja um lugar para todos, sem discriminação. O bloco conta com patrocínio da Prefeitura de Natal, UNIMED NATAL através da Lei Djalma Maranhão, e apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A iniciativa do Bloco do Abraço se junta a outras ações que buscam tornar o carnaval de Natal mais inclusivo, como os eventos promovidos pelo Acorda Clubber, que celebra a diversidade LGBTQIAPN+.