O setor hoteleiro de Natal encerrou o ano de 2024 com um expressivo desempenho, impulsionado pelas festividades de fim de ano e eventos locais. Dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) indicam que a taxa de ocupação hoteleira na cidade atingiu uma média de 90% durante o período do Réveillon, superando os números registrados em 2023. Para 2025, a expectativa é de um crescimento médio de 5% ao ano, com uma taxa de ocupação projetada de até 80%.
Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, destaca que Natal tem se consolidado como um destino turístico cada vez mais procurado, refletindo diretamente nas altas taxas de ocupação. “Para janeiro, a nossa expectativa é termos uma média ocupacional acima dos anos anteriores”, afirma o presidente da associação.
Abdon Gosson, empresário do Grupo Arituba e também diretor da ABIH-RN, analisa o desempenho mensal de dezembro, revelando que hotéis com maior capacidade de leitos alcançaram uma média geral de ocupação de 77%, um aumento de aproximadamente 4% em comparação com o mesmo período de 2023. “De julho para cá, realmente teve uma melhora. Culminou com dezembro, que teve o Carnatal e o réveillon, além de ser um período de alta ocupação nos finais de semana. Isso é muito positivo para o destino”, relata Gosson.
O Governo do Rio Grande do Norte informou em 2023 que o estado possui mais de 40 mil leitos, com 28 mil deles concentrados na capital. Abdon Gosson ressalta o desafio para os empresários de atingir 100% de ocupação, apontando o fortalecimento do turismo regional como um fator essencial, devido à facilidade de deslocamento e reconhecimento do destino.
Expectativas para o Veraneio
A alta temporada de verão deve manter o crescimento da ocupação hoteleira, impulsionada pelas praias e celebrações. O presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, acredita que os feriados também contribuirão significativamente para o setor. “Essa ocupação se estende para o Carnaval, que se inicia apenas no dia 28 de fevereiro, estendendo um pouco essa autoestação, e a Semana Santa ocorrerá apenas no mês de abril, o que provavelmente gerará ainda mais turistas para o nosso destino”, explica Gadelha.
Leave a Reply