Uma operação do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) resultou na apreensão de 23 motocicletas com escapamentos irregulares na Zona Oeste de Natal, durante a noite deste sábado (12). A ação, denominada Operação Sossego, teve como objetivo identificar e coibir irregularidades como ausência de silenciadores, escapes furados, falta de filtros e descargas livres, que contribuem para a poluição sonora.
De acordo com a polícia, a Operação Sossego visa combater a prática de alterar as características originais dos veículos, especialmente os sistemas de escapamento, que geram incômodo à população e infringem a legislação de trânsito. A condução de veículos com características alteradas, incluindo o escapamento, e que causem poluição sonora, é considerada infração grave, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A penalidade para essa infração é uma multa de R$ 195,23, além da aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração grave conduzir veículo:
Art. 230. Conduzir o veículo:
VII – com a cor ou característica alterada;
A fiscalização e apreensão de motocicletas com escapamentos irregulares demonstram o compromisso das autoridades em garantir o sossego público e o cumprimento das leis de trânsito, buscando reduzir a poluição sonora e seus impactos negativos na qualidade de vida da população. Falando em fiscalização, o Procon RN encontra bacalhau vencido e frutas impróprias em fiscalização da Semana Santa.
Carro caiu em buraco no bairro Cidade Nova, em Natal. Veja reportagem abaixo ⬇️
Leave a Reply