Uma operação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Municipal em Natal resultou na prisão de proprietários de estabelecimentos de sucata, suspeitos de receptação de fios furtados. A ação, realizada nesta segunda-feira (3), fiscalizou sete ferros-velhos nas zonas Leste e Norte da cidade, após um aumento expressivo de furtos de cabos e fiações nos últimos meses.
A operação contou com o apoio de técnicos de empresas de energia e telefonia, que auxiliaram na identificação de materiais ilícitos. Os agentes apreenderam fios que estavam sem notas fiscais e com sinais de queima, indicando possível origem criminosa.
Investigação e apreensões
De acordo com o Coronel Robson Teixeira, do 1º Batalhão da Polícia Militar, o objetivo principal da ação foi coibir o crescente número de furtos e receptação de materiais de cobre. Segundo ele, “os estabelecimentos de reciclagem têm que ter a origem do que estão vendendo. Então, se a gente constata material, fio, cobre, que tem indícios de queima, então, obviamente, a gente presume que é fruto de uma ação delituosa”. Os peritos das empresas conseguiram, por meio de análises técnicas, “detectar a origem desses materiais”.
A Polícia Civil também participou da ação e ficará responsável pelas investigações, visando identificar os autores dos furtos e responsabilizar os receptadores.
Prejuízos à população
A secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Samara Trigueiro, enfatizou que o furto de cabos tem se tornado um problema frequente na cidade, causando sérios prejuízos à população. “Essa operação visa coibir o furto, roubo e a receptação de fios e cabos, que infelizmente está sendo muito comum aqui na nossa cidade e que vem causando sérios prejuízos à nossa população”, afirmou. Recentemente, a Prefeitura de Natal alterou o horário de vacinação em shoppings, o que demonstra a atenção da administração municipal com a cidade.
A ação conjunta abrangeu estabelecimentos na Zona Leste, com foco no bairro do Alecrim, e na Zona Norte de Natal. Os proprietários das sucatas conduzidos à delegacia serão autuados pelo crime de receptação qualificada. Conforme a secretária, a autoridade policial irá analisar os fatos e definir em qual tipo penal os suspeitos serão enquadrados.
Casos recentes de furto
Em dezembro e janeiro, diversos incidentes de furto de fios foram registrados na capital potiguar. Em um dos casos, criminosos chegaram a danificar calçadas da Rua 25 de Dezembro, na Praia do Meio, para furtar a fiação, deixando a região sem iluminação. Outros furtos foram registrados na Ponte Newton Navarro e na Avenida Alexandrino de Alencar. Em um dos casos na semana passada, dois homens foram presos em flagrante ao tentar furtar fios na Ponte Newton Navarro. Além disso, a Praia do Segredo em Natal tem sofrido com o descarte de lixo, demonstrando os diversos desafios que a cidade enfrenta.
A operação demonstra o esforço das autoridades em conter o avanço desse tipo de crime em Natal, que causa transtornos e prejuízos tanto à população quanto aos cofres públicos.