Paulinho Freire inicia gestão em Natal com exoneração de comissionados e plano de corte de gastos

Em seu primeiro dia útil como prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) assinou decreto que exonera todos os servidores ocupantes de cargos comissionados da administração direta e indireta do município. A medida, publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (2), visa iniciar um plano de contenção de custos, conforme anunciado pelo gestor em sua cerimônia de posse.

O decreto estabelece algumas exceções à exoneração geral. Servidores da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), do Diário Oficial do Município (DOM) e os encarregados de serviços da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) foram mantidos em seus cargos comissionados. Além disso, os membros da diretoria da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban) que possuem mandato também permaneceram em suas funções.

Cortes de gastos

Após a cerimônia de posse, Paulinho Freire detalhou à imprensa que o foco inicial de sua gestão será a implementação de medidas de corte de gastos. “Meu maior compromisso é com o trabalho, é com a transparência. Nós precisamos, nesse começo, tomar algumas medidas que não vão agradar muito a alguns, mas nós necessitamos disso”, afirmou o prefeito.

Freire mencionou a necessidade de zerar a fila de espera por vagas em creches e de solucionar problemas de alagamentos na cidade. Para isso, ele indicou a intenção de otimizar o funcionamento da máquina pública por meio da contenção de despesas. O prefeito adiantou que pretende realizar uma revisão de contratos, cortar jetons, gratificações e diárias, buscando direcionar recursos para áreas prioritárias como educação e infraestrutura.

“Vamos rever contratos, para ver o que é que a gente pode diminuir, cortar jetons, gratificações, diárias. Vamos, nesse começo, fazer muita restrição a alguns gastos que a Prefeitura tem, porque a gente precisa ter dinheiro para poder investir nessas questões que nós estamos falando”, explicou Paulinho Freire.

O prefeito também mencionou que na quinta-feira (2) haveria uma reunião com a Procuradoria, o Planejamento, a Administração, a Tributação e o Gabinete Civil para preparar as medidas de contenção de custos. Ele ressaltou o objetivo de melhorar os serviços municipais em um prazo de seis meses, com foco nas áreas da saúde e saneamento.

Secretariado e eleição

Na segunda-feira (30), Paulinho Freire havia anunciado a composição do seu secretariado, com destaque para nomes que já atuaram na gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), seu principal apoiador na campanha eleitoral. Paulinho Freire foi eleito para um mandato de quatro anos após vencer a disputa em dois turnos contra Natália Bonavides (PT). No segundo turno, o prefeito obteve 222.661 votos, o que representa 55,34% dos votos válidos.

Perfil do Prefeito

Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é um empresário de 60 anos, natural de Natal. Ele foi vereador em 1992 e ocupou a presidência da Câmara Municipal entre 1997 e 2002. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo União Brasil.

A vice-prefeita, Joanna de Oliveira Guerra, tem 34 anos, é graduada em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Joanna já trabalhou na secretaria municipal de Planejamento de Natal, ocupando cargos de diretora e secretária especial entre 2015 e 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *