Pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Potengi, localizada na Zona Norte de Natal, enfrentaram longas esperas, de até 5 horas, por atendimento nesta segunda-feira (7). A situação foi agravada pela superlotação da unidade, tanto na recepção quanto nos corredores, e pela alegada falta de profissionais e infraestrutura inadequada.
Usuários da UPA relataram a ausência de técnicos de enfermagem como um dos principais motivos para a demora no atendimento. A direção da unidade confirmou a escassez de profissionais em seu quadro, impactando diretamente na capacidade de atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal reconheceu o aumento na demanda por atendimentos na UPA, especialmente de pacientes com quadros clínicos menos graves, como síndromes gripais e arboviroses (dengue, Zika e Chikungunya), além de outras patologias não urgentes. Segundo a SMS, essa alta procura, somada aos casos de urgência e emergência, sobrecarregou o serviço e elevou o tempo de espera para os pacientes não urgentes.
O que diz a Secretaria de Saúde
A SMS informou que a UPA é um serviço de porta aberta, o que a torna suscetível a momentos de alta demanda. A secretaria garantiu que todos os pacientes estão sendo atendidos e que medidas estão sendo tomadas para regularizar o fluxo o mais rápido possível.
De acordo com a pasta, 70% dos atendimentos realizados nas UPAs correspondem a casos de atenção primária, e não de urgência e emergência. A SMS ressalta que as UPAs devem ser procuradas por pacientes que apresentem quadros como:
- Febre alta acima de 39 °C;
- Fraturas e cortes com pouco sangramento;
- Parada cardíaca;
- Infarto (dor no peito);
- Derrame (AVC);
- Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
- Reação alérgica grave;
- Mordida de animais;
- Acidente de carro/moto;
- Cólicas renais;
- Falta de ar intensa;
- Crises convulsivas;
- Ferimento por arma de fogo ou objeto cortante;
- Dores fortes no peito;
- Vômito constante;
- Queimaduras;
- Tentativa de suicídio.
Em relação ao equipamento de raio-x, a SMS comunicou que o aparelho está em processo de reposição de uma peça e aguarda o retorno da empresa responsável pela substituição. A secretaria assegura que os pacientes que necessitam do exame estão sendo encaminhados para outros serviços de saúde do município, sem prejuízo ao atendimento.
Relatos de Pacientes
Pacientes como Ana Lúcia da Silva relataram দীর্ঘ esperas, chegando a seis horas para conseguir atendimento. Ana Carolina da Silva também confirmou a demora, atribuindo-a à falta de enfermeiros. O idoso José Sabino aguardava atendimento há mais de seis horas.
Lucimar Gomes, acompanhante de José Sabino, expressou sua indignação com a falta de estrutura e conforto para os pacientes. Germínia Bezerra relatou a difícil situação de seu irmão, com microcefalia e em convulsão, que precisou ser removido da sala de estabilização e colocado no corredor devido à superlotação.
A artesã Sandra Carla Garcia denunciou que alguns exames não estão sendo realizados na UPA, mencionando que o aparelho de raio-x está quebrado desde janeiro.
A direção da unidade informou que atende em média 13 mil pessoas por mês, com uma média diária de 450 pacientes.
Enquanto a UPA enfrenta desafios, a campanha de vacinação contra a gripe começou em Natal nesta segunda-feira (7), oferecendo uma alternativa preventiva para muitos. A Guarda Municipal de Natal também recebeu reforços, mostrando um esforço em outras áreas da cidade.
Vacinação contra a gripe começou em Natal nesta segunda-feira (7) ⬇️
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