Expo Minera Nordeste impulsiona debate sobre mineração sustentável e energias renováveis em Natal

Expo Minera Nordeste impulsiona debate sobre mineração sustentável e energias renováveis em Natal
Divulgação

Natal se prepara para sediar a primeira edição da Expo Minera Nordeste, um evento que visa reunir cerca de mil participantes entre os dias 6 e 8 de maio no Centro de Convenções da capital potiguar. Com a participação confirmada de aproximadamente 30 expositores, incluindo mineradoras, projetos em operação e instituições parceiras, a iniciativa busca promover a integração entre os setores público, privado e o terceiro setor, abordando os desafios e as potencialidades da mineração na região Nordeste.

A escolha de Natal como sede reflete o momento estratégico vivenciado pela atividade mineral na região. Caio Fernandes, engenheiro de minas e presidente da comissão organizadora, destaca o potencial mineral do Nordeste: “Constatou-se que na região há o potencial mineral. O Nordeste tem capacidade de ampliar e ser cada vez mais competitivo logisticamente”. Ele também enfatiza o crescimento da mineração no Rio Grande do Norte, com destaque para os projetos de ouro em Currais Novos e de ferro em Tangará e Serra Caiada, que já estão em operação e atraem investimentos internacionais. Inclusive, um dos hospitais da cidade, o Hospital Infantil Varela Santiago promove bazar beneficente.

Durante os três dias de programação, os participantes terão a oportunidade de participar de debates sobre temas como geologia, novos projetos, políticas públicas, sustentabilidade, segurança do trabalho e transição energética. Um dos focos principais da conferência será o papel da mineração no avanço das energias renováveis, especialmente no que se refere ao uso de minerais estratégicos como lítio e cobre. Para quem gosta de eventos, Natal está agitada com Padre Fábio de Melo, Capital Inicial e Socorro Lima.

“Com o investimento de infraestrutura e de logística, a gente vai ser cada vez mais competitivo nos projetos para escoar nossa produção, que é uma das discussões de um dos painéis que vai falar sobre esses desafios”, afirma Caio Fernandes, ressaltando a importância dos investimentos em infraestrutura para a competitividade da produção mineral nordestina.

Além das conferências técnicas e painéis temáticos, a Expo Minera Nordeste oferecerá uma exposição gratuita aberta ao público. Nesta área, empresas apresentarão soluções tecnológicas, projetos inovadores e *cases* de sucesso aplicados no Brasil e no exterior. Em outra iniciativa na capital, a Escola em Natal oferece oficina gratuita de xilogravura para fomentar arte e renda.

A proposta do evento vai além da simples geração de negócios. “A ideia é cada vez mais promover o desenvolvimento sustentável do setor, unindo segurança, desenvolvimento social e crescimento econômico”, completa Caio Fernandes, enfatizando a importância de um desenvolvimento que considere aspectos sociais e ambientais, além do econômico.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.